Crédito: Fabiano Aguiar

Mudar de rumo em meio à crise e encontrar a verdadeira vocação ao atender às necessidades do cliente foi a receita da Arca Conceito – loja especializada em móveis de design instalada no bairro Carmo, na região Centro-Sul – para triplicar o faturamento entre 2017 e 2018.

De acordo com o sócio da empresa, Bernardo Santana, quando inaugurada, há quatro anos, a loja se dedicava aos adornos e atendia principalmente profissionais de decoração em um espaço pouco maior que 100 metros quadrados. Há dois anos, aconteceu a mudança. A Arca Conceito passou a focar em móveis vendidos diretamente ao consumidor e se mudou para uma loja de 1,6 mil metros quadrados. Foram investidos quase R$ 1 milhão na loja.

“Foi uma grande mudança. Mas o principal foi entendermos e ajustarmos nossos processos. Fizemos um trabalho grande de mudança da nossa imagem. Aliás, ainda fazemos esse trabalho. No início tivemos alguma dificuldade quanto aos produtos, mas logo entendemos que o nosso diferencial seria criar a nossa própria coleção, buscando parceiros com quem tivéssemos identificação. Em 2017, quando a crise ficou mais séria, percebemos que alguns fabricantes deixaram a qualidade cair e tivemos que descredenciá-los”, relembra Santana.

Mas a grande virada da empresa se deu em um setor que não é a sua maior expertise: a logística. A maior parte das reclamações nas lojas de móveis está relacionada à entrega.

Descumprimento de prazos, produtos fora da especificação, com defeitos e trocados fazem parte de uma longa lista. No caso dos móveis de design isso se torna ainda mais problemático, já que o público consumidor é bastante exigente e costumar ser conhecedor do assunto.

“Fazemos de tudo para atender nosso cliente. Focamos em serviços terceirizados para realizar a entrega das peças de forma especializada e modificamos a gestão logística, para acompanharmos cada cliente até o período após a entrega. Assim, tenho a disposição equipes especializadas em içamento e montagem, por exemplo, e várias para entregas comuns. Isso otimiza o tempo e garante qualidade”, analisa o sócio da Arca Conceito.

Em 2019 foi aberto um show room da Arca Conceito no Shopping Anchieta, no bairro de mesmo nome, também na região Centro-Sul. O espaço funciona como um apoio para a loja e é encarado como um piloto para uma futura expansão.

“Em Belo Horizonte não existem espaços como o nosso em shopping centers. Esse é também um teste. Temos interesse de expandir nossas operações, mas é um passo de cada vez”, pontua o empresário.