Crédito: Gláucia Fernandes

Dezenove grupos de artesãos mineiros, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar peças artesanais em duas importantes feiras do segmento de decoração da capital paulista: ABCasa Fair e no Home e Gift. Juntos os eventos irão reunir mais de 100 mil compradores entre lojistas, arquitetos, decoradores, designers e paisagistas de todo o País neste mês.

A partir da próxima sexta-feira e até o dia 20, acontece a ABCasa. A feira semestral de negócios do setor é referência nacional em novos conceitos e tendências no mercado. No estande do Sebrae Minas, montado especialmente para divulgar o artesanato produzido no Estado, estarão produtos como: miniaturas de papelão de comércios e vilas antigas, quadros bordados, releitura da arte sacra do barroco mineiro, paneleiras, bandejas caixas organizadoras de madeira, colchas e toalhas de mesa, peças decorativas e utilitários em cerâmica e esculturas em palha de milho.

“Além de aumentar as vendas dos artesãos, a feira é uma oportunidade para que eles troquem experienciais, conheçam algumas tendências do segmento de decoração e prospectem novos clientes”, explica o analista do Sebrae Minas, Vinícius Teixeira.

Simone de Oliveira (foto), de Carangola será uma das artesãs que participará do evento. A mineira utiliza filtros de café para produzir luminárias, uma maneira barata, lucrativa e ecologicamente correta de fazer artesanato.

Para cada luminária de aproximadamente 40 centímetros, Simone gasta nove coadores, ferro, tela galvanizada e rami (fibra vegetal). Segundo ela, a coloração dos filtros depende do tipo de café coado. Pela qualidade do produto, a artesã já foi vencedora do Prêmio Top 100 de Artesanato, premiação promovida pelo Sebrae, que destaca as 100 melhores unidades produtivas do setor artesanal no Brasil.

Já na 39ª Home e Gift, que começa hoje e prossegue até domingo, o Sebrae Minas apoiará 10 artesãos que produzem, entre outros itens, tapete, jogo americano, bonecas de pano, almofadas, sousplat, vasos e esculturas de metal, guirlanda, boneca de palha, adornos de arte sacra e frutas e divinos em madeira.

Também estará expondo no espaço do Sebrae Minas, Danielle Drummond, de Belo Horizonte, que já foi convidada para participar da Maison & Objet, feira de arte e decoração realizada em Paris.

A artesã, e também artista plástica e designer, faz produtos de cerâmica em alta temperatura: em formato de cubas, potes e saladeiras. As peças mesclam o rústico e o moderno, o colorido e o opaco, o liso e a textura, o brilhante e o fosco, e já são vendidos para lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. (ASN)