Primeira edição do Startup Weekend Retail em Minas acontece no Espaço Varejo Inteligente da CDL/BH | Crédito: Alessandro Carvalho/Divulgação CDL/BH

A primeira edição do Startup Weekend Retail de Minas Gerais, evento mundial de inovação focado em varejo, acontece entre os dias 13 e 15 de setembro no Espaço Varejo Inteligente, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

Com mais de 8 mil startups criadas nos eventos realizados em mais de cem países, o Startup Weekend é realizado por meio de uma rede global de líderes e empreendedores, que tem por missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Organizado pela Techstars, o evento tem apoio de empresas como o Google for Startups.

Na etapa de Belo Horizonte, o desafio será criar uma startup (empresa com solução escalável e inovadora) em 54 horas para solucionar algum desafio do varejo. O evento conta com a participação de mentores, jurados, mídia, facilitadores, investidores e muito mais. Ao longo de um intenso final de semana, os participantes tiram suas ideias do papel e as colocam em prática, transformando-as em verdadeiros negócios a serem avaliados por uma banca especializada.

“Promover a inovação nos setores de comércio e serviços é uma das bandeiras da nossa gestão, por isso buscamos realizar e apoiar iniciativas e projetos como o Startup Weekwnd”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

“Ao receber esse evento em nossa sede, nosso objetivo é proporcionar uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores possam descobrir se suas ideias de startups são viáveis para o mercado. Além disso, também será uma oportunidade para que nossos lojistas encontrem soluções inovadoras para melhorar seus negócios e aumentar suas vendas”, acrescenta Souza e Silva.

A escolha da CDL/BH para receber a primeira edição do Startup Weekend Retail de Minas Gerais se deve por sua história de inovação, tecnologia e apoio ao seu uso pelo varejo. A instituição promove desde 2016 o Varejo Inteligente, programa que desenvolve startups para solucionarem os desafios do setor e estimula a inovação para o comércio através de capacitações e programas para o empresário varejista.

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo: qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e competências dos participantes e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.