Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Minas Gerais receberá pela primeira vez uma edição do Startup Weekend Retail, evento mundial de inovação focado em varejo. O encontro acontecerá no fim de semana dos dias 13, 14 e 15 de setembro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

O Startup Weekend é um evento que acontece no mundo inteiro, por meio uma rede global de líderes e empreendedores, que tem por missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Na etapa de Belo Horizonte, o objetivo será criar uma startup (empresa com solução escalável e inovadora) em 54 horas para solucionar algum desafio do varejo. Ao longo desses três dias, os participantes são encorajados a terem boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Mas, apesar de ser uma competição, o maior prêmio é a experiência adquirida com isso.

A escolha da CDL/BH para sediar o evento se deve por sua história de inovação, tecnologia e apoio ao seu uso pelo varejo. A instituição promove desde 2016 o Varejo Inteligente, programa que desenvolve startups para solucionarem os desafios do setor e estimula a inovação para o comércio através de capacitações e programas para o empresário varejista. O evento acontecerá no espaço Varejo Inteligente da CDL/BH, um coworking e espaço de inovação dedicado a startups e programas de empreendedorismo para o varejo, que é o primeiro espaço de inovação focado no micro e pequeno empresário.

O Startup Weekend é um evento mundial organizado pela Techstars, apoiado por empresas como o Google for Startups, cuja missão é ensinar, inspirar, educar e promover o empreendedorismo nas comunidades locais. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em mais de cem países.

“Nosso objetivo ao sediar esse evento é proporcionar uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis para o mercado”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

“Também será uma oportunidade para que nossos lojistas encontrem soluções inovadoras para melhorar seus negócios e aumentar suas vendas.»

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo: qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e competências dos participantes e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de setembro. Quem se inscrever, além de participar de todo o evento e capacitação, terá todas as refeições inclusas, materiais e brindes.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo link ou nos seguintes endereços nas redes sociais: Facebook, Instagram e/ou pelo e-mail: bhswreta[email protected] (Da Redação)