Publicidade
22 de June de 2017
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

Email
A-   A+

Made in Brazil - crie e transforme sua presença no mercado global

No último artigo, publicado em 31 de janeiro de 2017, abordei a importância das empresas brasileiras serem mais produtivas como fator determinante para a construção de um país melhor e mais competitivo. Nesse ensaio, o propósito é analisarmos os desafios e oportunidades das nossas empresas ampliarem a sua base de exportação, atingindo mercados mais competitivos e de maior valor. Os dois temas têm relação...

03/03/2017

Como delegar sem medo: um caminho proposto

Gestores de empresas convivem regularmente com o dilema da delegação. Dilema porque, ao mesmo tempo que ela se apresenta como oportunidade em termos de aumento de capacidade de...

21/02/2017

O ecossistema de inovação: boom de startups - parte 1

O movimento das startups no Brasil vem crescendo de forma acelerada ao longo dos últimos anos. Alguns ecossistemas de inovação brasileiros vêm se destacando por sua...

15/02/2017

Pessoas e competência, base de sustentação de negócios inovadores, impactantes e exitosos

Nos artigos anteriores destacamos os cinco pilares para a criação e transformação de negócios inovadores, impactantes e exitosos: Mercado e Produto; Tecnologia;...

07/02/2017

"Já viu um ambiente de inovação maduro?"

Muito se fala nos ambientes de gestão sobre maturidade nas organizações. Em uma breve pesquisa, encontramos facilmente diversas ideias de maturidade em gerenciamento de...

31/01/2017

País desenvolvido se faz com empresas produtivas e inovadoras

A produtividade é a medida entre uma determinada quantidade produzida e dos fatores necessários para a obtê-la. Pode ser conceituada como a relação entre aquilo...

24/01/2017

Como transformar uma média empresa em um grande negócio - Parte 2

Este artigo dá continuidade ao publicado nesta coluna em 5 de dezembro de 2016 , quando discutimos que conhecer o mercado é o primeiro passo para transformar a média empresa...

17/01/2017

Diversidade ou homogeneidade, o que buscar e como construir...

O que constrói um negócio de sucesso? O diferente ou o igual, a divergência ou o consenso? Em ambientes complexos, a diversidade de competências individuais e o...

10/01/2017

Tecnologia, motor propulsor de negócios inovadores, impactantes e exitosos

O que explica o sucesso de determinados empreendimentos frente a outros competidores? Destacamos, em artigo anterior, cinco pilares para a criação e transformação de...

03/01/2017

Empreendedorismo tecnológico: educação e cultura

Em ensaios anteriores foi discutido o papel do empreendedorismo tecnológico na reestruturação do País e na reversão da crise econômica. Por outro lado, a...

27/12/2016

A ampliação do conceito de PPP para um estado gerador de valor - Investigando cenário e definindo portfólio de iniciativas (parte II)

A seção anterior abordou a importância da parceria público-privada (PPP) como importante mecanismo para um estado gerador de valor, devendo seu conceito ser ampliado para...

21/12/2016

Tempo de refletir e de nos preparar para um futuro melhor

É chegado o fim do ano. Tempo propício para reflexões a respeito dos acertos e desacertos que tivemos em nossa vida ao longo desse período, incluindo a perspectiva...

13/12/2016

Empreendimentos Inovadores, Impactantes e Exitosos (parte II): Mercado e Produto, alma e essência da criação e transformação de negócios

O que explica a trajetória bem-sucedida de empreendimentos especiais em detrimento a percursos menos auspiciosos de demais competidores? Elencamos, em artigo anterior, cinco pilares para a...

06/12/2016

Como transformar uma média empresa em um grande negócio - Parte 1

Inicialmente, antes de começar a explorar os fatores que podem ajudar uma média empresa a se tornar um grande negócio gostaria de conceituar esta categoria de empresas e...

29/11/2016

A análise de dados e plataformas digitais a serviço da gestão de estoque

Em uma visão prática, os dois principais fatores que determinam o desempenho de vendas no varejo é conseguir atrair o maior fluxo de pessoas para o canal de vendas e...

páginas PrimeiraAnterior1234567SeguinteÚltimaDe 15 até 30 de 137 registros
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.