Publicidade
22 de June de 2017
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

Email
A-   A+

As empresas são do tamanho de seus "donos"? - Parte 2

No ensaio publicado nesta coluna no dia 21 de junho deste ano, discutimos se as empresas são do tamanho de seus donos. Nesta ocasião ponderamos que algumas empresas podem limitar seu crescimento em função apenas das competências de seus “donos”, enquanto outras são capazes de reconhecer que em determinado momento a maneira de ir além é contando com novas competências. Mas quais são as competências...

02/08/2016

Sorte nos negócios...ela existe?

A sorte ou o azar são fatores místicos que em muitos momentos da nossa vida cotidiana estão presentes. Para alguns, essas questões fazem parte do destino, para outros,...

26/07/2016

O papel do sistema de informação - mais do que ver, é necessário compreender os resultados

No último ensaio dessa coluna, foi abordado como a pressa pode ser inimiga do resultado ao se negligenciar importantes etapas da Gestão do Desenvolvimento do Negócio. A...

19/07/2016

A gestão do desenvolvimento do negócio Parte 2: A pressa é inimiga do resultado

Conforme considerado na primeira parte deste ensaio, há duas cegueiras relacionadas à gestão do desenvolvimento do negócio. Neste ensaio trataremos da cegueira tipo 2,...

12/07/2016

Manual de sobrevivência (parte V): relações interespecíficas do novo habitat de negócios

A crise está aí! E não vai ser ligeira. As vendas despencaram! E elas não ressurgirão por “geração espontânea”. Os...

05/07/2016

Imunidade empresarial aumenta a resistência das empresas e a saúde dos negócios, mesmo no inverno

Com a chegada do inverno, muitas doenças atingem as pessoas e nossas preocupações aumentam. Para fortalecer o sistema imunológico e, de alguma forma, nos prevenir,...

28/06/2016

É tempo de flexibilização

É tempo de flexibilizar. Novos modelos de negócio vêm sendo buscados em setores tradicionais da economia. Profissionais de diferentes segmentos vêm buscando...

28/06/2016

É tempo de flexibilização

É tempo de flexibilizar. Novos modelos de negócio vêm sendo buscados em setores tradicionais da economia. Profissionais de diferentes segmentos vêm buscando...

21/06/2016

As empresas são do tamanho de seus "donos"?

Em Minas Gerais temos cerca de 10 mil empresas com mais de 50 e menos de 250 funcionários. A maior parte destas empresas possui faturamento de até R$ 300 milhões. Se você...

14/06/2016

A ampliação do conceito de parceria público-privada para um Estado gerador de valor

Nos ensaios anteriores, abordamos temas como a urgência da profissionalização na administração pública e o papel da iniciativa privada e dos cidadãos...

07/06/2016

"Desmobilize e mexa-se."

Temos passado por momentos conturbados que trazem insegurança e ansiedade para todas as organizações, mesmo aquelas que estejam ainda gerando caixa. O futuro é incerto,...

31/05/2016

A gestão do desenvolvimento do negócio: planejar faz bem. Cumprir o planejado, no entanto, é essencial

Conforme o método representado na figura, a gestão do desenvolvimento do negócio ocorre em um ciclo que, à semelhança do relógio, gira no sentido...

24/05/2016

A criação de novas formas de maximizar o retorno de seus ativos

Maximizar o retorno de um ativo nada mais é que conseguir gerar o maior valor para um ativo, seja ele uma planta industrial, um espaço físico, uma frota de...

17/05/2016

Um olhar positivo sobre a retomada do crescimento ? a rota da criação

Como colocado no último ensaio desta coluna, a crise econômica se aproxima de seu ponto mais profundo, neste momento, o caminho passa a ser o de retomada do crescimento. Será...

10/05/2016

Manual de sobrevivência (parte IV): o "fundo do poço" está próximo. Oba! É chegada a "hora da arrancada"!

A crise está aí! E não vai ser ligeira. As vendas despencaram! E elas não ressurgirão por “geração espontânea”. Os...

páginas PrimeiraAnterior123456789SeguinteÚltimaDe 45 até 60 de 137 registros
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.