Publicidade

DMEP - Cegueira das Organizações

Email
A-   A+

Proteção de margens em momentos de crise

Em um cenário de recessão, a diminuição da renda das famílias gera uma diminuição no consumo e, consequentemente, uma queda nas vendas na maioria das empresas. Uma inflação de quase dois dígitos tem impacto forte sobre os custos, exigindo um repasse aos preços de venda que tem pouca probabilidade de emplacar dado o mercado desaquecido. A diminuição das vendas e o aumento dos custos geram uma maior...

22/12/2015

A urgência da profissionalização na administração pública

Ao avaliarmos cases de empresas de sucesso, verifica-se que a maior parte delas conta com mecanismos robustos de planejamento, implantação e acompanhamento de suas iniciativas...

15/12/2015

Agronegócio e o desafio da cadeia de abastecimento em momentos de crise

O Brasil é reconhecidamente um dos grandes produtores de alimentos do mundo, tendo apresentado resultados bastante expressivos nos últimos anos, fruto de um trabalho intenso com foco...

08/12/2015

Comportamento de compra em momentos de crise

A ascensão de mais de 40 milhões de pessoas das classes D / E para a classe C, ocorrida nos últimos 10 anos, gerou aumento significativo da renda e mudanças...

01/12/2015

Negócios sustentáveis: um olhar sobre a relação ganho versus risco versus perda

Iniciamos esse artigo com um pensamento de Drucker. Para ele, é papel do empreendedor (executivo) correr risco, mas não todo e qualquer risco, nem a qualquer custo. Ganho e risco...

24/11/2015

Gestão de competências na crise (Parte III): as competências emergenciais

Os dois primeiros ensaios desta série abordam o problema da concentração da atuação no desligamento de pessoal em momentos de crise. Superado este ponto, como...

17/11/2015

Reconstrução

A tragédia ocorrida na semana passada com a barragem de rejeitos na região de Mariana, causou uma comoção na população brasileira, não só...

10/11/2015

Manual de sobrevivência (parte I): um olho no produto e outro no mercado

A crise está aí! E não vai ser ligeira. As vendas despencaram! E elas não ressurgirão por "geração espontânea". Os...

04/11/2015

Gestão de competências na crise (Parte II): a alternativa para além dos cortes!

Como apontado na primeira parte deste ensaio, é natural o foco no desligamento de pessoal em momentos de crise. No entanto, como foi afirmado, o foco exclusivo nas ações de...

27/10/2015

Gestão de portfólio (parte II): Uma visão em tempos de crise

No ensaio 55, que abordou a gestão do portfólio de projetos nas organizações, alguns pontos foram destacados. O primeiro deles apresenta o conceito de que gerir o...

19/10/2015

Gestão de competências na crise (Parte I): o que fazer além dos cortes?

Em situações de crise econômica é natural que o principal movimento de gestão de pessoas seja o processo de desligamento. Isso porque, no curtíssimo prazo,...

14/10/2015

Movimentos de mercado e momento empresarial (parte VI): é chegada a hora do apocalipse?

Alguns artigos relacionados ao tema movimentos de mercado e momento empresarial foram debatidos anteriormente, a saber: (I) crise econômica, inovações tecnológicas e...

05/10/2015

Habitats de inovação - Um meio, não o fim

Um tema comum nas man­chetes dos dias de hoje são as startups. Basicamente são organizações com um potencial de resultado no longo prazo, com um altíssimo...

29/09/2015

Gestão de portfólio - escolhas e prioridades

Um dos maiores desafios de uma empresa é escolher os seus produtos, projetos e negócios, frente às diferentes oportunidades, e à necessidade e desejo de...

22/09/2015

Inovação 360 graus parte V: gerando valor e estruturando competências em 10 passos

Nessa série sobre inovação 360 graus, tivemos a oportunidade de dissertar sobre a importância do tema para a geração de riqueza e alcance da...

páginas PrimeiraAnterior12345678SeguinteÚltimaDe 60 até 75 de 120 registros
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.