Publicidade

DMEP - Cegueira das Organizações

Email
A-   A+

Gestão de competências na crise (Parte III): as competências emergenciais

Os dois primeiros ensaios desta série abordam o problema da concentração da atuação no desligamento de pessoal em momentos de crise. Superado este ponto, como podemos identificar quais competências as organizações devem mobilizar utilizando-se dos três subsistemas abordados (movimentação – desenvolvimento – valorização)? Inicialmente é importante reforçar que gerenciar...

17/11/2015

Reconstrução

A tragédia ocorrida na semana passada com a barragem de rejeitos na região de Mariana, causou uma comoção na população brasileira, não só...

10/11/2015

Manual de sobrevivência (parte I): um olho no produto e outro no mercado

A crise está aí! E não vai ser ligeira. As vendas despencaram! E elas não ressurgirão por "geração espontânea". Os...

04/11/2015

Gestão de competências na crise (Parte II): a alternativa para além dos cortes!

Como apontado na primeira parte deste ensaio, é natural o foco no desligamento de pessoal em momentos de crise. No entanto, como foi afirmado, o foco exclusivo nas ações de...

27/10/2015

Gestão de portfólio (parte II): Uma visão em tempos de crise

No ensaio 55, que abordou a gestão do portfólio de projetos nas organizações, alguns pontos foram destacados. O primeiro deles apresenta o conceito de que gerir o...

19/10/2015

Gestão de competências na crise (Parte I): o que fazer além dos cortes?

Em situações de crise econômica é natural que o principal movimento de gestão de pessoas seja o processo de desligamento. Isso porque, no curtíssimo prazo,...

14/10/2015

Movimentos de mercado e momento empresarial (parte VI): é chegada a hora do apocalipse?

Alguns artigos relacionados ao tema movimentos de mercado e momento empresarial foram debatidos anteriormente, a saber: (I) crise econômica, inovações tecnológicas e...

05/10/2015

Habitats de inovação - Um meio, não o fim

Um tema comum nas man­chetes dos dias de hoje são as startups. Basicamente são organizações com um potencial de resultado no longo prazo, com um altíssimo...

29/09/2015

Gestão de portfólio - escolhas e prioridades

Um dos maiores desafios de uma empresa é escolher os seus produtos, projetos e negócios, frente às diferentes oportunidades, e à necessidade e desejo de...

22/09/2015

Inovação 360 graus parte V: gerando valor e estruturando competências em 10 passos

Nessa série sobre inovação 360 graus, tivemos a oportunidade de dissertar sobre a importância do tema para a geração de riqueza e alcance da...

15/09/2015

Reforçando o caixa na crise. É possível?

No último ensaio desta coluna, o autor, Bruno Pfeilsticker, utilizou a analogia de balde com furos com a retenção de clientes de uma empresa. Tomo a liberdade de utilizar esta...

09/09/2015

Retenção de clientes na crise. É possível?

ɐ muito mais barato reter um cliente atual, do que conquistar um novo. Isso é um fato. Ainda mais na conjuntura atual, onde o cenário de crise dificulta, na maioria dos...

01/09/2015

Posicionamento e conceito - Qual o formato de uma boa oportunidade?

Recentemente temos discutido com um parceiro uma oportunidade em um dos poucos segmentos que tem destaque no cenário econômico atual. A oportunidade é evidente, mas o seu...

25/08/2015

A inovação 360 graus parte IV: pequenos obstáculos que criam barreiras intransponíveis

Como descrevemos na terceira parte da série inovação 360 graus, a criação e o desenvolvimento da " innovatio regione ", onde os agentes...

18/08/2015

Futebol e o desafio de combinar paixão com sustentabilidade dos negócios

Nos últimos tempos, temos visto importantes transformações na ótica de negócios no futebol, principalmente pautadas nos modelos de gestão de clubes...

páginas PrimeiraAnterior12345678SeguinteÚltimaDe 60 até 75 de 115 registros
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.