23/06/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

Email
A-   A+

Como transformar uma média empresa em um grande negócio - Parte 3

Nos dois primeiros artigos desta série, publicados em 05/12/2016 e 23/01/2017, discutimos que conhecer o mercado é o primeiro passo para transformar a média empresa em um grande negócio pois é o que permitirá medir o potencial e identificar as oportunidades de crescimento. Neste artigo vamos expandir esta discussão para as situações onde as empresas já não visualizam mais potencial de crescimento com seus...

14/03/2017

Difundindo a cultura de análises de dados pela organização

A abordagem moderna de Business Intelligence (BI) indica uma descentralização da construção e geração de análises e relatórios. Ela busca...

07/03/2017

Made in Brazil - crie e transforme sua presença no mercado global

No último artigo, publicado em 31 de janeiro de 2017, abordei a importância das empresas brasileiras serem mais produtivas como fator determinante para a construção de um...

03/03/2017

Como delegar sem medo: um caminho proposto

Gestores de empresas convivem regularmente com o dilema da delegação. Dilema porque, ao mesmo tempo que ela se apresenta como oportunidade em termos de aumento de capacidade de...

21/02/2017

O ecossistema de inovação: boom de startups - parte 1

O movimento das startups no Brasil vem crescendo de forma acelerada ao longo dos últimos anos. Alguns ecossistemas de inovação brasileiros vêm se destacando por sua...

15/02/2017

Pessoas e competência, base de sustentação de negócios inovadores, impactantes e exitosos

Nos artigos anteriores destacamos os cinco pilares para a criação e transformação de negócios inovadores, impactantes e exitosos: Mercado e Produto; Tecnologia;...

07/02/2017

"Já viu um ambiente de inovação maduro?"

Muito se fala nos ambientes de gestão sobre maturidade nas organizações. Em uma breve pesquisa, encontramos facilmente diversas ideias de maturidade em gerenciamento de...

31/01/2017

País desenvolvido se faz com empresas produtivas e inovadoras

A produtividade é a medida entre uma determinada quantidade produzida e dos fatores necessários para a obtê-la. Pode ser conceituada como a relação entre aquilo...

24/01/2017

Como transformar uma média empresa em um grande negócio - Parte 2

Este artigo dá continuidade ao publicado nesta coluna em 5 de dezembro de 2016 , quando discutimos que conhecer o mercado é o primeiro passo para transformar a média empresa...

17/01/2017

Diversidade ou homogeneidade, o que buscar e como construir...

O que constrói um negócio de sucesso? O diferente ou o igual, a divergência ou o consenso? Em ambientes complexos, a diversidade de competências individuais e o...

10/01/2017

Tecnologia, motor propulsor de negócios inovadores, impactantes e exitosos

O que explica o sucesso de determinados empreendimentos frente a outros competidores? Destacamos, em artigo anterior, cinco pilares para a criação e transformação de...

03/01/2017

Empreendedorismo tecnológico: educação e cultura

Em ensaios anteriores foi discutido o papel do empreendedorismo tecnológico na reestruturação do País e na reversão da crise econômica. Por outro lado, a...

27/12/2016

A ampliação do conceito de PPP para um estado gerador de valor - Investigando cenário e definindo portfólio de iniciativas (parte II)

A seção anterior abordou a importância da parceria público-privada (PPP) como importante mecanismo para um estado gerador de valor, devendo seu conceito ser ampliado para...

21/12/2016

Tempo de refletir e de nos preparar para um futuro melhor

É chegado o fim do ano. Tempo propício para reflexões a respeito dos acertos e desacertos que tivemos em nossa vida ao longo desse período, incluindo a perspectiva...

13/12/2016

Empreendimentos Inovadores, Impactantes e Exitosos (parte II): Mercado e Produto, alma e essência da criação e transformação de negócios

O que explica a trajetória bem-sucedida de empreendimentos especiais em detrimento a percursos menos auspiciosos de demais competidores? Elencamos, em artigo anterior, cinco pilares para a...

páginas PrimeiraAnterior12345678910SeguinteÚltimaDe 60 até 75 de 184 registros
› últimas notícias
Torcida não aquece as vendas no hipercentro
Prestadoras de serviços terrestres cogitam dispensa de pessoal com reoneração
Liminar contrária não abala Mendes Júnior
Primeiro leilão da Aneel prevê R$ 6 bi
BR Distribuidora aguarda decisão do TRT para mensurar os impactos
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


23 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.