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25/07/2017
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DMEP - Cegueira das Organizações

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"Desmobilize e mexa-se."

Temos passado por momentos conturbados que trazem insegurança e ansiedade para todas as organizações, mesmo aquelas que estejam ainda gerando caixa. O futuro é incerto, mas, como meus colegas já abordaram em outros ensaios, na indicação de que o fundo do poço se aproxima, uma boa proposta é preparar-se para a subida. Dentre todas as ideias de expansão, seja através de um mercado diferente, ou atingir um novo...

31/05/2016

A gestão do desenvolvimento do negócio: planejar faz bem. Cumprir o planejado, no entanto, é essencial

Conforme o método representado na figura, a gestão do desenvolvimento do negócio ocorre em um ciclo que, à semelhança do relógio, gira no sentido...

24/05/2016

A criação de novas formas de maximizar o retorno de seus ativos

Maximizar o retorno de um ativo nada mais é que conseguir gerar o maior valor para um ativo, seja ele uma planta industrial, um espaço físico, uma frota de...

17/05/2016

Um olhar positivo sobre a retomada do crescimento ? a rota da criação

Como colocado no último ensaio desta coluna, a crise econômica se aproxima de seu ponto mais profundo, neste momento, o caminho passa a ser o de retomada do crescimento. Será...

10/05/2016

Manual de sobrevivência (parte IV): o "fundo do poço" está próximo. Oba! É chegada a "hora da arrancada"!

A crise está aí! E não vai ser ligeira. As vendas despencaram! E elas não ressurgirão por “geração espontânea”. Os...

03/05/2016

Esteja perto do seu cliente

O presente ensaio aborda o tema relacionado à importância das organizações buscarem mecanismos que permitam às mesmas estarem mais conectadas, mais próximas...

26/04/2016

Criação de oportunidades de negócio a partir da compreensão de necessidades do mercado

Na lista das maiores empresas do mundo algumas são centenárias como a GE e Siemens e outras novatas como o Google e Facebook. Não é tarefa fácil explicar qual o...

19/04/2016

A dinâmica do ambiente competitivo e a inércia da alta gestão: um risco real à lucratividade

A lucratividade em um negócio depende do efeito combinado entre a competitividade da empresa e a atratividade do setor em que esta atua. Em princípio esta afirmação nos...

12/04/2016

Políticas de canais e acesso ao mercado

Nos momentos de crise é essencial vender produtos e serviços de forma inteligente. Os esforços de aproximação ao mercado devem ser bem calculados e otimizados. Em...

06/04/2016

A estratégia de canais de vendas diante da nova geração de consumidores

Atender a nova geração de consumidores tem se mostrado um grande desafio para as empresas. Os canais de vendas tradicionais mostram-se pouco atraentes e muitas vezes não...

29/03/2016

Cooperação nos negócios: instrumento para fortalecimento das organizações e geração de resultados

Este artigo tem o propósito de abordar o tema cooperação como mecanismo de proteção, fortalecimento e crescimento das organizações, especialmente em...

22/03/2016

Oportunidades de negócio

O que precisamos reconhecer para nos convencermos de que o que temos à nossa frente é realmente uma oportunidade de negócio interessante, e não apenas mais uma ideia sem...

15/03/2016

Não é o fim do Brasil II: oportunidades de transformação

Em alinhamento à primeira parte deste artigo, acredito que não é o fim do Brasil, o importante é como reagir à crise. Temos a quinta maior...

08/03/2016

Manual de sobrevivência (parte III): "descendo morro abaixo" ou embalando para a "subida morro acima"?

A crise está aí! E não vai ser ligeira. As vendas despencaram! E elas não ressurgirão por “geração espontânea”. Os resultados...

01/03/2016

A velocidade e o timing? qual a diferença desses conceitos na prática organizacional?

Num ambiente de extrema complexidade como o atualmente presente no Brasil, há uma confusão natural entre velocidade e timing. Como distinguir esses dois conceitos? Esta cegueira,...

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