Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB

Festival Canção Criança

A semana das crianças do CCBB BH, na Praça da Liberade,  traz múltiplas opções para a diversão dos pequenos. No dia 12 de outubro (sábado), o público poderá aproveitar gratuitamente as atividades do CCBB Educativo, em que o brincante Leo Ladeira resgata brinquedos e brincadeiras antigas e garante a diversão da criançada. Além disso, a partir de amanhã e até domingo, será realizado o Festival Canção Criança, com oficinas, instalações, apresentações musicais e atrações que promovem a interatividade. Algumas atividades do festival são gratuitas e outras a preço popular. Entre as atrações musicais também estão os grupos Cia Pé de Moleque e Serelepe, que desenvolvem um importante trabalho artístico, de educação musical e pesquisa em Belo Horizonte.

Cadeira nº 7 da AML

Na última segunda-feira, o escritor Wander Melo Miranda foi eleito como sexto sucessor da cadeira nº 7 da Academia Mineira de Letras (AML). Antes ocupada por Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, que faleceu em 22 de junho de 2019, a cadeira número sete foi fundada por Avelino Fóscolo, tendo como patrono Luís Cassiano. Wander Melo Miranda é professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG. Foi diretor da Editora UFMG (2000-2015) e também pesquisador 1A do CNPq, com pesquisa sobre Literatura e Biopolítica. Foi professor visitante nos EUA, na Argentina, na Itália, no Uruguai e em diversas universidades brasileiras.

Vencedor mineiro

A Newatt, startup belo-horizontina que desenvolveu um dispositivo capaz de monitorar o consumo de energia elétrica, foi a vencedora da etapa regional do Amcham Arena, realizado em Belo Horizonte. A Newatt estava entre as dez finalistas que apresentaram soluções a um júri composto por executivos e especialistas em inovação. Por oferecer aos clientes a oportunidade de reduzir custos e tornar suas gestões energéticas mais eficientes, a startup foi a campeã regional. A vitória rendeu à empresa R$ 10 mil de patrocínio em eventos e um ano de associação junto à Amcham-BH. Agora, a Newatt disputará a final nacional do Arena no próximo dia 17, em São Paulo. O vencedor receberá mais de R$ 50 mil de patrocínio em eventos da Amcham Brasil.

Prêmio Ser Humano

A mais importante premiação destinada ao desenvolvimento profissional e responsabilidade social de Minas Gerais, o Prêmio Ser Humano, acaba de anunciar prorrogação de suas inscrições – interessados podem enviar projetos até o próximo dia 16. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG), o Prêmio Ser Humano é aberto a empresas, profissionais liberais e estudantes. São cinco categorias: Acadêmico, Administração, Desenvolvimento, Jovem e Sustentabilidade. Informações sobre o regulamento e inscrições estão no site www.abrhmg.org.br. Mais detalhes: [email protected] ou 31 3227 5797.

Digital nas bibliotecas

O digital não para de evoluir e já está incluído na rotina de crianças e jovens. Os desenhos animados são vistos em celulares ou tablets, as conversas ocorrem via WhatsApp e até o conteúdo de blogs migrou para outras plataformas. No meio disso, como ficam os recursos digitais nas bibliotecas? Pensando nisso, a Aliança Francesa organiza, no próximo dia 16 no auditório da Academia Mineira de Letras, um dia de formação sobre “O digital para o jovem nas bibliotecas”, com o diretor do digital na Biblioteca Choisy-le-Roi, Julien Devriendt. Voltado para educadores, bibliotecários e profissionais do livro, o evento tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as novas práticas do público infantil e jovem, pensando no lugar do digital nas bibliotecas e como explorar recursos digitais e jogos.