Construção do futuro

Décadas atrás, proféticos contemporâneos previram coisas incríveis. Arthur C. Clarke, escritor e inventor britânico, por exemplo, impressiona pelo grau de assertividade. Seu conto, The Sentinel, publicado em 1951, inspirou o filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, que mostra a equipe da nave utilizando uma espécie de tablet, muito próximo aos modelos atuais. A construção do futuro é tema do evento de lançamento do Belo Horizonte IONS Community Group que acontece hoje às 18 horas, na rua Doutor Gervázio Lara, 240, no Centro de Betim. Estão previstas palestras sobre consciência, perspectiva de futuro e o papel do tempo.

Curtas no Almoço

Para ninguém ficar de fora da programação da 13ª CineBH, a mostra tem uma sessão especial para quem quer aproveitar o horário de almoço e conhecer um pouco mais da produção audiovisual brasileira. Parte da programação da Mostra Contemporânea, a Sessão Curtas no Almoço apresenta três curtas metragens na sexta-feira (20), às 13h15, no Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Serão exibidos os filmes “Carne” (2018), “Caranguejo Rei” (2019) e “Malandro de Ouro” (2019).

Festival da Índia

O Festival da Índia Ratha-Yatra será realizado amanhã, às 10 horas, com procissão saindo da Praça Sete em direção ao Parque Municipal, onde, ao lado do Teatro Francisco Nunes, diversas atrações culturais acontecerão até 16 horas, com entrada gratuita. Maior festival cultural/religioso anual da Índia, O Ratha-Yatra é reconhecidamente o mais antigo festival de rua da humanidade. A programação inclui mantras, yoga, bharatnatyan (dança clássica indiana), um espaço destinado às crianças, além da tradicionalíssima culinária indiana vegetariana. Cerca de mil refeições gratuitas serão servidas pelo programa “Alimentos Para a Vida”, maior cadeia de distribuição de alimentos vegetarianos do mundo, com intensa atuação em áreas de conflito ou desastres naturais.

“Com a Palavra”

“Eu Sou o Meu Estilo”. A célebre frase do artista Paul Klee (1879-1940) batiza a edição de setembro do projeto “Com a Palavra”, do programa CCBB Educativo, amanhã, às 18 horas. Apresentada pelo psicanalista Pedro Castilho, da UFMG, a visita mediada é gratuita e passa pelas mais de 100 obras da exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”, propondo um diálogo com a obra do pintor e poeta, um ícone da arte expressionista, surrealista, cubista e construtivista da primeira metade do século 20. Como referência a seu processo de criação, a frase de Klee opera como fio condutor da mostra. O CCBB-BH fica na Praça da Liberdade, 450 Funcionários.

“Cortejo das Lobas”

O Festival Verbo Gentileza reuniu mais de 6 mil pessoas na Praça Floriano Peixoto, nos dias 7 e 8 de setembro, e avançou no conceito de “realizar”, propondo reflexões sobre a cidade e as formas de construí-la de uma maneira diferente e mais gentil. Mas, as atividades do projeto em 2019 não param por aí. No próximo domingo, acontecerá a ação pop-up “Cortejo das Lobas”, em parceria com o coletivo Lobas da Lagoinha, na rua Itapecerica, 579, em frente à casa da Loba, construção em processo de tombamento que possui uma icônica estátua do animal. O coletivo é formado por mulheres empreendedoras, artistas, comunicadoras, moradoras que fazem algum tipo de ação no bairro Lagoinha e que se apoiam e incentivam outras mulheres a mostrar sua luz.