Crédito: Divulgação

“Liberdade e Democracia”

O Brasil é a principal potência econômica da América Latina e figura entre as dez maiores economias do mundo, conforme o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ainda assim, o País não conseguiu alcançar um patamar de prosperidade e desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. Mas, por quê? O que pode ser feito para mudar esse cenário? Esses e outros questionamentos serão abordados na 10ª edição do “Fórum Liberdade e Democracia”, que acontece na capital mineira, nesta segunda-feira, de 14 às 20 horas, no Palácio das Artes. O evento, realizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte (IFL-BH), instituição que desenvolve novas lideranças com valores de liberdade, traz como tema: “O caminho para a prosperidade”.

Arquitetura de Bordeaux

Localizada no sudoeste da França, Bordeaux conta com um dos conjuntos urbanos mais admirados do mundo, reconhecida até mesmo pela Unesco, que classificou a cidade como Patrimônio Mundial da Humanidade. Para falar sobre a riqueza da arquitetura e do urbanismo da região, a Aliança Francesa realiza a conferência “Bordeaux, Patrimônio Mundial da Unesco”, com o historiador de arte, especializado em arquitetura, Marc Saboya. A palestra será realizada neste sábado (21), às 10 horas, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244, Lourdes) e tem entrada gratuita. Saboya abordará o processo de integração da modernidade dentro de uma política patrimonial, o crescimento das cidades e a gestão da urbanização nos dias de hoje.

Salão do Estudante

A procura de estudantes e profissionais por intercâmbios na Espanha têm aumentado e para os brasileiros, a Espanha é o primeiro destino de idioma não inglês e um dos lugares mais procurados para trocas de experiências, sendo o terceiro país na Europa e nono no mundo com mais estudantes internacionais. O Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, participa pela segunda vez do Salão do Estudante, que será realizado neste sábado (20), de 15h às 19h30, no Hotel Mercure Mercure Lourdes – Salas Astrônomos (avenida do Contorno, 7.315, Lourdes), com dicas e orientações para os estudantes não caírem em ciladas. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site.

Literatura fantástica

A literatura fantástica está entre os estilos literários que mais atraem leitores em todo o mundo, sejam crianças ou adultos. A Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes) coloca o tema em evidência na palestra “Literatura Fantástica na visão de um escritor”, com o premiado escritor e cineasta João Batista Melo, nesta segunda-feira (23), às 19h30, com entrada gratuita. O palestrante vai abordar sua própria relação com a literatura fantástica, que está em voga. Seres fora da realidade, humanos com poderes excepcionais, mundos alienígenas em guerra, tramas diabólicas já são velhos conhecidos do público. Personagens de JK Rowling e JRR Tolkien são apenas dois dos autores mais conhecidos e há uma ampla gama de escritores a serem desvendados.

Rock no Alto-Falante

O ex-integrante do Tianastácia, Maurinho Berrodagua, marca presença no Alto-Falante em uma entrevista exclusiva ao programa, neste sábado (21). No estúdio, ele conversa com o jornalista Terence Machado sobre seu mais novo trabalho com a banda “Os Mauditos”. O programa ainda traz uma reportagem especial com o cantor e compositor mineiro Leo Minax. O artista, que vive na Espanha e já coleciona diversos discos, se juntou ao pianista argentino German Kucich. O Alto-Falante mostra o resultado dessa mistura que traz uma pitada de jazz e um tempero de Minas Gerais nas melodias. Adriano Falabella tira do baú a britânica Whitesnake. No quadro Enciclopédia do Rock, ele relembra os sucessos da banda de hard rock, revela curiosidades e fala sobre como anda o grupo nos últimos anos. Oo programa vai ao ar neste sábado (21), às 17h, pela Rede Minas.