Publicidade
22/08/2017
Login
Entrar

DC Fotos


Email
A-   A+
03/07/2017

Trem da Vale


Se for verdade que todo mineiro tem um trem no coração, o passeio ferroviário entre Ouro Preto e Mariana, no chamado Trem da Vale, acalenta moradores e turistas reunindo símbolos importantes da mineiridade, como natureza, cultura e a oportunidade de passar por um dos caminhos mais emblemáticos do Ciclo do Outro na região Central.

O trajeto de 18 quilômetros está agora associado à Associação Circuito Turístico do Ouro (ACO) e compõe a Rota Histórico-Cultural do roteiro “Entre Cenários da História”. De acordo com a diretora executiva da ACO, Isabella Ricci, a iniciativa partiu da Vale, mineradora responsável pela ferrovia, e pretende dar visibilidade ao passeio e ao Circuito.

“O Trem da Vale é um grande atrativo não só de Mariana e Ouro Preto, mas de toda a região. Com essa parceria vamos incrementar as ações de divulgação e unir forças para mostrar as belezas do Circuito do Ouro e atrair mais turistas, tornando as atividades sustentáveis”, explica Isabella Ricci.

O passeio é realizado de sexta-feira a domingo e feriados nacionais. A composição é formada por seis carros de passageiros, sendo cinco convencionais com 240 lugares e um vagão panorâmico que possui 52 lugares (total de 292 lugares). O vagão panorâmico se diferencia por ter uma estrutura toda transparente que permite aos passageiros uma visão completa das belas paisagens. Em seu trajeto os turistas podem apreciar cachoeiras, como a do Funil (maior cachoeira do percurso, com 10 metros de queda d’água), resquícios da Mata Atlântica (espécies mais frequentes são embaúbas, sangras d’ água, candeias, ingás, piteiras e samambaias) e sítios arqueológicos. Ao longo da rota sinuosa é possível observar córregos e ribeirões que fizeram parte da história de Minas Gerais, onde há séculos se retirava ouro. O trajeto inclui quatro estações: Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana.

Os ingressos podem ser adquiridos nas estações em Ouro Preto e Mariana e on-line, no site www.vale.com/tremdavale. A expectativa é de que em breve também sejam vendidos no escritório da ACO.

Os ingressos podem ser adquiridos nas estações em Ouro Preto e Mariana e on-line, no site www.vale.com/tremdavale. A expectativa é de que em breve também sejam vendidos no escritório da ACO.

Segundo o supervisor de operações do Trem da Vale, Giovanni Longino, a parceria visa oferecer aos turistas mais uma maneira de conhecer a natureza e a história de Minas Gerais. Em 2016, foram transportados cerca de 67mil passageiros. A meta para esse ano é de atender 75 mil pessoas.

“O trem é um ativo turístico muito importante, que liga duas cidades de grande fluxo turístico. Queremos que mais gente conheça o trajeto. Temos trabalhado para garantir sustentabilidade ao projeto e condições cada vez mais especiais para os turistas. Estamos revitalizando a pintura de todos os vagões. Cinco já estão prontos, um deles com uma bela homenagem às duas cidades, com o grafite de um artista da região. Vamos também recuperar a pintura da locomotiva. Recentemente passamos a fazer a venda de bilhetes pela internet e em abril fizemos o primeiro passeio noturno. Agora em julho vamos integrar a programação do Festival de Inverno e vamos realizar mais quatro passeios durante a noite”, anuncia Longino.

Essa não é a primeira parceria do tipo desenvolvida pelo Circuito do Ouro. Em março, foi firmado o acordo com a Fábrica da Felicidade Coca-Cola/Femsa, em Itabirito (na Região Metropolitana de Belo Horizonte). O atrativo passou a compor o roteiro “Entre Trilhas Sabores e Aromas”, composto também pelas cidades de Nova Lima, Rio Acima e Sabará.

“Essas iniciativas permitem um comportamento mais profissional de ambos os lados e é o resultado da política regionalização desenvolvida pelo Estado. Estamos com outras conversas abertas e temos mais de 80 atrativos mapeados para o mesmo tipo de parceria”, anuncia Isabella Ricci.
30/06/2017
DC Auto - Peugeot 3008
30/06/2017
DC Auto - Don Murray
30/06/2017
DC Auto - coleção
30/06/2017
DC Auto - Ninja 1000
30/06/2017
DC Auto - Líder Aviação
23/06/2017
DC AUTO CAPTUR
23/06/2017
DC AUTO Kwid
16/06/2017
CIRCUITO DAS VERTENTES
09/06/2017
DC AUTO | Mercedez C 300 Sport
03/06/2017
DC TURISMO | HOTEIS
02/06/2017
DC AUTO | Argo
26/05/2017
Oficina Gol Linhas Aéreas
26/05/2017
Dia da Indústria - Fiemg
26/05/2017
Fiat Toro

páginas PrimeiraAnterior1234567SeguinteÚltimaDe 15 até 30 de 192 registros
› últimas notícias
Preço de imóvel para venda na Capital foi o menor de 2017
Déficit habitacional em Minas chegou a 8%
Liminar suspende o leilão de quatro usinas da Cemig
ANP vai priorizar volta da produção de campos maduros
Petrobras aumenta preços da gasolina em 3,3% e do diesel em 2,3% nas refinarias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Mineira Supremo Carnes abre planta em Campo Belo
Banco Central registra avanço de 0,2% no Sudeste
ENTREVISTA | FRANK SINATRA, PRESIDENTE DA FCDL-MG
Cemig oferece R$ 11 bilhões para evitar leilão
Commodities impulsionam o Ibovespa
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


22 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.