Custo para construir em Belo Horizonte tem alta de 0,15% em setembro

23 de outubro de 2019 às 0h15

img
Crédito: Divulgação

O Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m² – projeto-padrão R8-N) aumentou 0,15% em setembro em relação ao mês anterior. O resultado pode ser justificado pela alta de 0,37% no custo com materiais de construção.

Todos os demais componentes (mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos) permaneceram estáveis. As informações foram divulgadas ontem pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)

Destaca-se que, desde fevereiro, as variações do CUB/m² são devidas, exclusivamente, às alterações nos preços dos materiais, pois todos os demais componentes permaneceram estáveis nesse período.

O custo do metro quadrado de construção em Belo Horizonte, para o projeto-padrão R8-N (residência multifamiliar, padrão normal, com garagem, pilotis, oito pavimentos-tipo e três quartos) que em agosto de 2019 era R$1.431,43, passou para R$1.433,58 em setembro deste ano.

Na composição do CUB/m²  a mão de obra representou, em setembro, 55,67% do custo, os materiais de construção responderam por 40,25% e as despesas administrativas/aluguel de equipamentos foram responsáveis por 4,08%.

O coordenador sindical do Sinduscon-MG, o economista Daniel Furletti, destaca: “o aumento no custo com material de construção não ocorre de forma generalizada. Ele ocorre de forma mais pontual e esse comportamento é condizente com o atual cenário econômico, caracterizado pela inflação sob controle”.

Nos primeiros nove meses do ano, o CUB/m² registrou alta de 1,68% e  nos últimos 12 meses avançou 4,07%.

Já  o CUB/m² desonerado aumentou 0,16% em setembro de 2019, acumulando elevação de 1,83% nos primeiros nove meses do ano e 4,12% nos últimos 12 meses  (Da Redação)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail