Crédito: Divulgação

Startups, indústrias, empresários e participantes do ecossistema de empreendedorismo e inovação terão a oportunidade de se conectarem durante o Demo Day do Fiemg Lab 4.0, hoje. O evento é um marco de encerramento da primeira etapa do programa e irá selecionar 20 equipes que continuarão sendo aceleradas no Fiemg Lab. O Demo Day acontece na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, às 17 horas. Serão realizadas rodadas de negócios entre as 50 startups que participam da primeira etapa do Fiemg Lab e 16 grandes indústrias do setor de mineração, logística, energia, automotivo e construção civil.

O Fiemg Lab 4.0 trabalha com três fases de aceleração que acompanham o desenvolvimento contínuo dos modelos de negócios. A primeira fase validou o protótipo mínimo funcional. A segunda, com início previsto para 16 de setembro, irá focar no desenvolvimento e validação do protótipo completo funcional e produto, com ênfase na engenharia e design. Já a terceira, é a validação industrial.

As startups contarão com aportes financeiros sem participação (equity free) e POCs Remuneradas. Na medida em que avançarem pelas fases, as empresas selecionadas também acessarão recursos de bolsas para empreendedores e de desenvolvimento tecnológico para suas soluções. O valor total acessível ultrapassa os R$ 105 mil para os que chegarem até a fase final, sem necessidade de cessão de participação (equity free).

Outro grande diferencial é o fundo de R$ 240 mil gerido pelo Fiemg Lab 4.0 para realização de provas de conceito (POCs) remuneradas, que tem a finalidade de testar as tecnologias das startups em ambientes reais de operações para, posteriormente, efetivar uma possível contratação.