Títulos públicos federais têm valorização em outubro com expectativa de juros em baixa

20 de novembro de 2019 às 0h02

img
Crédito: Pxhere

São Paulo – As expectativas do mercado de que os juros sejam mantidos em patamares baixos pelos próximos meses refletiram na valorização dos títulos públicos federais em outubro. Representados pelo IMA-Geral, o Índice de Mercado Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), esses papéis tiveram rentabilidade média de 1,72% no mês e de 12,62% no acumulado do ano.

“A aprovação da reforma da Previdência no Senado, a nova redução na Selic e as previsões de mais um corte até o encerramento do ano impulsionaram a alta dos ativos no último mês”, afirma Hilton Notini, gerente de Preços e Índices da Anbima. “Com as expectativas de juros baixos por mais tempo, os papéis com prazos maiores de vencimento tiveram os maiores retornos”, completa.

Os subíndices que representam títulos mais longos tiveram as maiores altas de outubro. O IMA-B5+, que reflete as NTN-Bs com mais de cinco anos, e o IRF-M1+, que acompanha papéis pré-fixados com mais de um ano, cresceram 4,67% e 2,22%, respectivamente. No acumulado de 2019, os retornos médios foram de 32,45% e 14,38%.

Os demais subíndices também registraram variações positivas em outubro. O IMA-B5, que reflete as NTN-Bs até cinco anos, e o IRF-M1, que retrata os ativos pré-fixados de até um ano, avançaram 1,65% e 0,62% no mês e 12,09% e 5,96% no ano. Já o IMA-S, que segue a trajetória da Selic com os papéis pós-fixados, teve crescimento de 0,48% em outubro e de 5,19% em 2019.

Debêntures – O IDA-Geral (Índice de Debêntures Anbima), que acompanha os títulos corporativos, apresentou em outubro retorno de 0,46%. O destaque no mês é do IDA-IPCA ex-infraestrutura, que reflete os papéis atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo): a variação foi de 2,20% no mês, acumulando 13,9% no ano – a melhor performance entre os subíndices do IDA. (Com informações da Anbima)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail