Prêmio é considerado um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Indi, disse Toscano - Crédito: Divulgação

Está em Minas Gerais, mais precisamente na estrutura do governo do Estado, o novo ponto focal para empresas e governos de todo o mundo que procuram fazer investimentos no território sul-americano.

Isto porque o Indi – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais acaba de ser eleito como nova sede da Diretoria Regional para América do Sul da Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (Waipa).

A partir de agora, com o anúncio feito durante a 24ª Conferência Mundial de Investimentos da Waipa, em Varsóvia, na Polônia, as empresas nacionais e estrangeiras passam a ser orientadas a procurar o Indi para fomentar seus negócios, com recomendação da associação internacional.

Além de parcerias estratégicas, a agência mineira poderá realizar treinamentos e conferências regionais da Waipa. De acordo com o presidente do Indi, Thiago Toscano, estes eventos fazem profissionais de promoção e atração de investimento procurarem Minas Gerais para ampliar conexões e trocar conhecimentos.

“Este prêmio é considerado um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Indi até aqui, contribuindo para a projeção internacional do Estado de Minas Gerais na atração de investimentos estrangeiros diretos”, afirma Toscano. “A conquista do governo de Minas é um ganho para empresas mineiras e brasileiras para ampliação de seus serviços e relações internacionais”, acrescenta.

Segundo o presidente do Indi, ainda na Polônia, no evento da Walpa, o Estado foi procurado por representantes da República Dominicana para possíveis parcerias. O país caribenho está em busca de empresas brasileiras com expertise em processamento de alimentos. Este já é um exemplo das parcerias internacionais realizadas junto à agência mineira.

Partindo do título de sede sul-americana, o próximo passo, conforme Toscano, será a criação de um memorando de entendimento do Indi com as outras agências de promoção de investimento da América do Sul, que ficam no Chile, Argentina e Uruguai, para serem escritórios internacionais do órgão estadual.

Waipa – A Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa) foi criada em 1995, na Suíça, como uma organização não governamental. Desde o seu início, a Waipa representou um número cada vez maior de agências membros. Com sua ampla gama de atividades, a associação oferece a oportunidade para as agências de promoção de investimentos (IPAs) interagirem e trocarem boas práticas em promoção de investimentos. (Da Redação)