O Instituto MRV lançou nessa segunda-feira (9) o edital para a 7ª edição do programa Educar para Transformar, idealizado para promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.

O edital selecionará 10 projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com escolas da rede pública de ensino fundamental II e médio para participarem do programa ao longo de dois anos. Cada um dos 10 projetos receberá um aporte de R$ 160 mil.

As OSCs selecionadas atuarão em duas vertentes em paralelo: desenvolvimento de um projeto em parceria com uma ou mais escolas e criação de um produto ou serviço a ser desenvolvido para a própria OSC. Ao longo do percurso do programa, as organizações receberão visitas de um ou mais representantes do Instituto MRV que acompanharão presencialmente o desenvolvimento das atividades. Simultaneamente, serão realizadas capacitações à distância e acompanhamento da aplicação dos recursos.

O programa Educar para Transformar é um chamamento público de apoio a projetos que impactam positivamente a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáticas sociais e promover transformação social nos mais diversos contextos. Realizado desde 2016, cada edição do programa propõe uma temática e desenvolve ações com prazos e recursos específicos. Até a 4ª edição, foram apoiados 20 projetos que impactaram mais de 80 mil pessoas em 10 estados do Brasil. Ao longo de 2019 estão sendo acompanhados os projetos da 5ª e a 6ª edição, que acontecem simultaneamente.

“O Instituto MRV acredita que a colaboração entre os participantes de um projeto, desde o levantamento de diagnósticos até o processamento de aprendizados, promove crescimento mútuo e potencializa os resultados”, afirma o presidente do Instituto, Eduardo Fischer. “Com 1% do lucro líquido anual da construtora, a instituição trabalha com programas, projetos e parcerias que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, e já impactou mais de 325 mil pessoas em cinco anos”, completa.

Segundo o executivo, o Instituto MRV apoiará iniciativas que promovam a escola como comunidade de aprendizagem por meio da interação entre estudantes, professores e gestão escolar. “Além da especificidade de cada foco, os projetos devem fortalecer o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e habilidades ligadas ao relacionamento intrapessoal, interpessoal, valores e caráter”, explica Fischer.

Para que possam efetuar as inscrições no Educar para Transformar, as OSCs devem estar legalmente regularizadas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ativo junto à Receita Federal; possuir, no mínimo, três anos completos de registro de CNPJ e Estatuto na data de 31 de agosto de 2019; estar em dia com suas obrigações legais, financeiras e fiscais; e possuir titularidade de conta corrente regular ativa para a transferência dos recursos. Podem participar OSCs de 55 cidades espalhadas por 20 estados, além do Distrito Federal.

Cada proposta inscrita será avaliada conforme três critérios: alinhamento com o foco de atuação; gestão; e sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas no site, até às 17 horas do dia 18 de outubro de 2019. (Da Redação)