Créditos: REUTERS/Pascal Rossignol

Los Angeles – A promessa da Amazon de realizar entregas em um dia ameaça abalar o setor de varejo, mas as lojas físicas de seus rivais Walmart e Target são ativos poderosos que a própria Amazon está lutando para igualar.

A Amazon, visando a conter a diminuição no crescimento das vendas, está investindo US$ 800 milhões só neste trimestre em seu projeto de entregas em um dia, algo que até o Walmart, maior varejista do mundo, terá grande dificuldade de copiar.

Mas há outra batalha se formando nos bastidores, com a Amazon correndo para reproduzir os ativos das empresas que pretende combater. O movimento para agilizar as entregas é um sinal de crescente pressão dos concorrentes com lojas físicas, disseram especialistas.

A gigante do e-commerce, que tem um histórico de altos e baixos nos projetos de varejo de lojas físicas, está correndo para abrir locais que vendem itens mais vendidos, desde livros até telefones celulares; lançando a coleta em lojas físicas de itens comprados para internet no mesmo dia – um serviço popular entre os compradores suburbanos do Walmart e Target; e se preparando para aceitar devoluções em todas as lojas Kohls dos Estados Unidos.

“Este é um sinal que a Amazon precisa competir com seus rivais, que agora oferecem frete grátis em entregas de dois dias, coleta e devolução gratuitas, e estão usando suas lojas para representar um sério desafio”, disse Frank Poore, presidente-executivo da CommerceHub, uma empresa de tecnologia que trabalha com varejistas como Walmart, Best Buy e Macy’s Inc, ajudando-os a gerenciar o estoque de comércio eletrônico e aumentar a variedade de produtos.

Uma fonte com conhecimento dos planos do Walmart, que falou sob condição de anonimato, disse que a atual infraestrutura do Walmart não permitirá que ele corresponda às entregas de um dia da Amazon em todos os mercados, mas que está construindo agressivamente sua própria rede.

“Não vou supor que não podemos fazer isso tão rápido quanto eles”, disse a fonte, referindo-se à Amazon, que já oferece entregas gratuitas de um dia para membros Prime em mais de 10 mil cidades.

O Walmart se recusou a comentar sobre os planos de entregas em um dia da Amazon. A Target informou que seus compradores podem fazer compras e recebê-las dentro de horas, incluindo entregas e coletas nas lojas.

Desde 31 de janeiro, o Walmart oferece coletas em supermercado no mesmo dia em mais de 2.100 locais e entregas no mesmo dia em quase 800 lojas. A empresa tem cerca de 4.700 lojas nos EUA. (Reuters)