Alta do dólar já era esperada, diz Oliveira

15 de setembro de 2018 às 0h01

São Paulo – A alta para perto de R$ 4,20 do dólar, observada na última quinta-feira (13), não deve ser tomada com surpresa, já que esse é um evento recorrente nos processos pré-eleitorais. A avaliação é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo de Oliveira, realizada na sexta-feira (14), na abertura do Fórum Brasileiro das Incorporadoras, promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em São Paulo.

“Se atualizarmos o câmbio de 2002, daria a mais de R$ 8,00. O que estamos assistindo é 50% do nível de estresse de 15 anos atrás e isso mede a evolução que tivemos enquanto economia e País”, citou Oliveira.

De acordo com ele, o comportamento não é minimamente comparável com o que o País viveu nas últimas cinco décadas, “em que a economia tinha dependência de uma ou duas commodities agrícolas, para uma economia ainda de commodities, mas diversificada”.
Oliveira relembrou que o Brasil convive com equilíbrio da balança, reservas internacionais, inflação controlada e um regime institucional sólido.

“O impacto da eleição nas nossas vidas e decisões econômicas é menor, porque já avançamos em várias pautas, o que fará com que nenhum dos candidatos ande para trás em pautas já consolidadas”, previu.

Segundo ele, qualquer que seja o presidente eleito, haverá continuidade dos grandes avanços obtidos, embora “cada um deva colocar seu encaminhamento, que pode ter mais ou menos impacto no crescimento”. (AE)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail