A ArcelorMittal atua para integrar suas ações com os princípios de economia circular - CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

O Guia Exame de Sustentabilidade, que circulou nessa quinta-feira (7), traz a ArcelorMittal em 1º lugar no setor de Mineração, Siderurgia e Metalurgia. É a sexta vez que a empresa, que desenvolve diversas iniciativas sustentáveis em suas unidades, é destaque no ranking.

Baseando-se na Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ArcelorMittal possui 10 diretrizes que norteiam a contribuição da empresa ao esforço global de construção de um futuro sustentável. Entre elas destacam-se o desenvolvimento de produtos que incentivem estilos de vida mais sustentáveis; uso eficiente dos recursos e altos índices de reciclagem; usuário confiável do ar, da terra e da água e usuário responsável de energia, ajudando a criar um futuro com baixa emissão de carbono.

“Sustentabilidade é um dos valores da ArcelorMittal. Trabalhamos para promover este conceito não só na empresa, mas em toda cadeia de fornecimento do aço, atuando em parceria com todos os stakeholders”, destaca o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho.

A ArcelorMittal atua para integrar suas ações com os princípios de economia circular, que prevê reciclagem, redução de uso, reúso e remanufatura de vários componentes. Entre as ações inovadoras da empresa está a criação do Plano Diretor de Águas (PDA), implementado nas usinas com o objetivo de garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos decorrentes da captação de água para produção do aço.

A iniciativa ganhou o prêmio Steelie Awards, na categoria Excelência em Sustentabilidade. Hoje, a ArcelorMittal Brasil possui um dos mais altos índices de recirculação de água dentre as produtoras de aço brasileiras, de aproximadamente 98%.

Outra importante conquista que atesta o compromisso da ArcelorMittal com a sustentabilidade foi a obtenção, em 2018, da Declaração Ambiental de Produto (DAP), que reúne informações sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos de aço. Trata-se da primeira produtora de aço do país a conseguir a certificação.

Além disso, a unidade da ArcelorMittal em Tubarão (SC) está executando o arrojado e inovador projeto de dessalinização da água do mar, que terá capacidade de produzir até 500 m³/h de água industrial, garantindo maior segurança hídrica para a empresa e para o Estado. Pioneira no Brasil e no Grupo ArcelorMittal mundial, será a maior estação de dessalinização do País, o que rendeu à ArcelorMittal o prêmio de “Projeto Inovador” durante o Congresso da International Desalinization Association (IDA), principal evento mundial do setor no mundo, realizado em outubro passado, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As obras têm previsão de conclusão em 2021. (Da Redação)