Crédito: Divulgação

Cases próprios de sucesso no universo do branding com marcas de peso no mercado brasileiro, como Riachuelo, Instituto Avon, Giraffas, Caedu, Aegea, Sintel e J. Macêdo, movem Cecília e Jaime Troiano, da TroianoBranding, a publicarem o novo livro “Qual é o seu Propósito? A energia que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21” (R$ 60), pela editora CLA. O livro que compartilha suas experiências e a metodologia proprietária Rota do Soul estará disponível nas melhores livrarias do País, como importante bússola para executivos, acadêmicos, profissionais da comunicação e entusiastas do assunto.

“É a energia de um propósito que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21”, afirmam os autores Cecília e Jaime Troiano. Na intersecção entre os talentos da companhia e as necessidades da sociedade, está o propósito. Esse propósito é o que deve guiar a empresa entre os movimentos do mercado e os fundamentos da mesma em um processo de autodescoberta.

No processo de autodescoberta, entra em ação a metodologia Rota do Soul, tecnologia que auxilia organizações e profissionais a resgatarem e potencializarem seus propósitos, dividida em três partes:

Na Etapa Soul é proposta uma escavação pelas origens da empresa e de seus fundadores, seguida pela identificação das características que tornam a organização singular e suas vocações. O resultado dessa investigação é então cruzado com as demandas da sociedade para se identificar o propósito;

Com o propósito da organização revelado, a Etapa Soul busca a síntese desse valor em uma única frase, capaz de expressar os talentos da marca. Essa frase ganha corpo na forma de um texto, o manifesto, com objetivo de inspirar as pessoas;

A Etapa Soul procura disseminar o propósito descoberto por meio de ações que ativem esse valor, junto a diferentes stakeholders, dentro e fora da empresa. É necessária também a busca por embaixadores, os colaboradores de maior afinidade com a organização, e a elaboração de materiais internos para a empresa, com um vídeo-conceito.

Durante a leitura, toda a Rota do Soul é exemplificada dos primeiros passos até a implementação com o auxílio de cases da TroianoBranding, que demonstram de forma concreta o raciocínio. Para auxiliar os leitores a aplicarem essa metodologia em suas organizações, cada capítulo se encerra com exercícios práticos, que podem ser preenchidos em página virtual aberta via QR Code, o que permite o compartilhamento do livro.

Abrindo e compartilhando o método, os criadores Cecília e Jaime Troiano se alinham as demandas da sociedade na Era da Informação, permitindo novas leituras e inclusões. “Nos nossos tempos, a verdadeira propriedade intelectual é a percebida quando se é autoridade no tema, não a imposta e nem a da propriedade formal”, comentam os escritores. Inclusive, os valores referentes aos direitos autorais serão revertidos para a organização social Junior Achievement Brasil.

“Cada vez mais queremos estar ao lado de pessoas, marcas e empresas que olhem para seus negócios e carreiras como geradores de valor social. Saber que podemos vender produtos, ofertar serviços ou servir pessoas de modo que toda a cadeia se beneficie”, concluem os autores sobre a Rota do Soul. (Da Redação)

FICHA TÉCNICA

Qual é o seu Propósito?
CLA Editora
Autores: Cecília Troiano e Jaime Troiano
152 páginas
Preço sugerido: R$ 60