CURTAS DC MAIS | 12/11

12 de novembro de 2019 às 0h01

img
Crédito: Divulgação

“Brain Connection”

 A 5ª edição do Congresso Internacional “Brain Connection”, entre os próximos dias 21e 23, vai reunir cerca de 300 especialistas brasileiros e europeus para debater o cenário da educação e da neurociência com o tema “Neuroeducação, inclusão, processos de ensino-aprendizagem: Vivências, dimensões e habilidades do ser e do saber”. A organizadora do evento, a PhD em neurociências e aprendizagem Ângela Mathylde, explica que os assuntos como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a saúde mental dos jovens na era das redes sociais e o autismo serão os principais temas abordados pela programação. O evento será realizado no Centro Universitário Univeritas (rua Diamantina – 567, Lagoinha). As inscrições já estão abertas pelo site www.brainconnectionbrasil.com.

“Dicionário da República”

No dia 15 de novembro a República Federativa do Brasil comemora 130 anos. O “Sempre um Papo” fará, em parceria com a Editora Companhia das Letras, o lançamento do livro “Dicionário da República – 51 Textos Críticos”, organizado por Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling. Participam da mesa de debate a professora Heloisa Starling, Newton Bignotto, Júnia Furtado e Pauliane Braga. Além destes, os autores mineiros que integram a coletânea estarão autografando: Paula Lima, Gabriel Pancera, Helton Adverse, Marcela Telles e Bruno Viveiros. O evento será realizado amanhã, às 19h30, no auditório do Conservatório de Música da UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534, Centro). A entrada é franca e o jornalista Afonso Borges fará a mediação do evento.

Criação de livro-objeto

Na data em que se celebra o dia nacional da alfabetização, 14 de novembro, o Programa CCBB Educativo realiza atividade especial onde o público irá criar um livro-objeto. Na próxima quinta-feira, a oficina, que terá início às 14 horas e duração de três horas, será realizada pela artista visual e professora Sylvia Amélia, no CCBB. A participação é gratuita e é necessário realizar inscrição previamente. Trata-se de uma oficina prática de escrita recortada. Por isso, é importante que cada participante leve uma tesoura e uma lista de 20 palavras que fazem parte do seu cotidiano e da sua vida. A lista será a base para a criação do livro-objeto e o público vai aprender a escrever com a tesoura e produzir imagens poéticas. O CCBB-BH fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.

Superação de mulheres

O Sempre Um Papo recebe um time de mulheres, referências no mundo da moda brasileira, Costanza Pascolato e as filhas Alessandra e Consuelo Blocker, pela primeira vez juntas em Belo Horizonte, sendo entrevistadas pelas jornalistas do canal Perenialls, Cris Guerra, Daniella Zupo, Fernanda Ribeiro e Natália Dornellas. Elas lançam os livros “O Fio da Trama – Três países, uma guerra e a história de superação de quatro mulheres”, de Alessandra e Consuelo. E “A Elegância do Agora” (Tordesilhas), de Costanza. O evento será no grande teatro do Palácio das Artes, no próximo, domingo, às 19h30, com entrada gratuita.

Sabores mineiros

O Restaurante Escola do Senac valoriza a história dos sabores mineiros. O tradicional espaço da rua Tupinambás, 1.038, na região central de Belo Horizonte, que sempre formou profissionais que brilham em restaurantes de Minas, do Brasil e do mundo, passa a servir, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30, preparos que remetem à origem da cozinha mineira, com momentos de contemporaneidade. O objetivo é aproximar os clientes das raízes, tradições e cultura alimentar do estado, além de mostrar a sua diversidade gastronômica. Segundo a especialista de Pesquisa em Gastronomia do Senac, Vani Fonseca, responsável pela mentoria do restaurante escola, as receitas e ingredientes ressignificados pelo programa Primórdios da Cozinha Mineira estão fazendo a diferença no cardápio.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail