Tambasa prevê faturamento de R$ 3,3 bilhões

13 de novembro de 2019 às 0h19

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A Tambasa instalou um sistema de esteiras para ampliar a passagem de caixas na planta de Contagem - Crédito: Divulgação

A Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S/A (Tambasa), que completa 70 anos este ano, deve encerrar o ano com faturamento de R$ 3,366 bilhões, valor 12,5% acima do registrado em 2018.

A empresa, localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segue investindo em tecnologias, o que é fundamental para atender a demanda com agilidade e manter o crescimento anual. Somente este ano, a empresa investiu R$ 26 milhões em modernização, otimização e aumento da capacidade de armazenagem.

De acordo com o diretor de Vendas e de TI da Tambasa, Alberto Portugal Milward de Azevedo, a empresa vem apresentando crescimento de dois dígitos no faturamento nos últimos anos, resultado da variedade de produtos trabalhados e da rede de atendimento aos clientes. Em 2018, a empresa faturou R$ 3,1 bilhões, o que representou um avanço de 12,9% frente a 2017.

“Projetamos para 2019 um crescimento de 12%, mas, até outubro, a empresa conseguiu superar a meta e avançou 12,5% e devemos encerrar o ano com esse resultado e um faturamento de R$ 3,366 bilhões. É um número muito fantástico e estamos muito felizes”.

O desempenho positivo no faturamento é atribuído ao atendimento amplo aos clientes e à grande variedade de produtos trabalhados.

Hoje, a Tambasa conta com 3,5 mil representantes comerciais que atuam em todo o País, atendendo a 199 mil clientes ativos. A empresa possui 2,7 mil funcionários e realiza cerca de 165 mil vendas mensais. Os produtos são entregues em 5.403 municípios brasileiros. Ao todo, são 19 centros avançados de distribuição.

Investimentos – Na planta de Contagem, o investimento de R$ 26 milhões incluiu a aquisição de dois robôs Cuby e a instalação de um sistema de esteiras que interliga os robôs da empresa, aplicando a passagem de caixas de 1.250 para 5.000 caixas por hora.

“O equipamento é capaz de gerenciar e armazenar 10 mil novos produtos, isso vai abrir uma gama enorme para novos itens a serem trabalhados. Hoje, trabalhamos com cerca de 27 mil a 30 mil itens”, explicou.

Ainda conforme Azevedo, dos itens trabalhados, 60% são da construção civil, 30% de itens variados para o lar e 10% artigos para o campo. A empresa busca atender a demanda total dos consumidores, por isso, trabalha com um mix para cada setor.

“Temos uma capilaridade muito importante, então, sempre estamos crescendo na ponta, no número de vendedores, no número de motoristas que fazem as entregas, investindo na logística e no número de produtos. São vetores importantes que permitem o crescimento da empresa. Colocam-se mais representantes buscando mais clientes”.

Neste ano, a empresa também investiu cerca de R$ 2 milhões na campanha de aniversário de 70 anos. Ao todo, a Tambasa distribuirá mais de 70 prêmios aos clientes e vendedores, entre os quais 25 automóveis e 45 motos.

Para 2020, as expectativas são positivas. Além do trabalho desenvolvido, fatores como a aprovação da reforma da previdência e a queda dos juros serão importantes para um cenário econômico mais favorável no País, o que pode estimular o mercado atendido pela Tambasa. A perspectiva é crescer 12% em faturamento no próximo ano.

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