Newfrut aposta no bagaço da laranja para diversificar negócio

22 de outubro de 2019 às 0h14

img
A Newfrut utiliza cerca de 20 t a 30 t de laranja por dia - Crédito: Divulgação

Especializada em produção de suco natural, a fábrica Newfrut, com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai diversificar a atuação a partir do processo de reaproveitamento do bagaço de laranja.

A empresa acaba de investir em maquinário e pesquisa para extração do óleo da casca da fruta, que poderá ser vendido à indústria de diferentes setores. O processo de reaproveitamento ainda vai gerar outro dois coprodutos: adubo para plantas e uma polpa cítrica que pode ser usada como ração animal.

O diretor industrial da Newfrut, José Eustáquio Costa Ferreira, explica que a empresa estava buscando o tratamento adequado do resíduo do bagaço de laranja quando chegou a esse processo de reaproveitamento. “Utilizamos cerca de 20 toneladas a 30 toneladas de laranja por dia e o resíduo sólido disso tem acidez alta, o que não é bom para o meio ambiente. Ao pesquisarmos possíveis soluções chegamos a essa técnica de extração do óleo da casca”, relata.

Há cerca de dois meses, a empresa montou uma estrutura para o processo de reaproveitamento em sua própria fábrica, que fica em Contagem. O óleo retirado das cascas de laranja já foi testado e a expectativa é de que ele comece a ser comercializado em 30 dias. O executivo não revela o investimento no maquinário, mas garante que o novo produto já tem destino certo.

Segundo Ferreira, o óleo pode ser utilizado em diversas indústrias, como farmacêutica, de cosméticos, limpeza, tintas e até alimentícia. “O nosso processo de extração do óleo não leva produto químico. O que fazemos é triturar e prensar o bagaço. Isso faz com que o produto seja apropriado para a indústria de alimentos”, detalha.

A polpa cítrica, que é um coproduto do processo, também deve começar a ser vendida no próximo mês. Ela será comercializada como ração animal úmida. Um terceiro produto ainda está em fase de teste: o adubo foliar, que é uma substância líquida.

Ferreira explica que ainda é difícil dizer o incremento que esses novos produtos devem gerar no faturamento da fábrica. “Acredito que o processo nos trará uma receita considerável e ainda nos tornará uma empresa mais sustentável”, comemora.

A Newfrut fabrica e comercializa cinco sabores de suco natural, sendo a maioria a base de laranja. As bebidas são comercializadas em garrafas plásticas de 350 ml e de um litro para redes de supermercado e distribuidores da Capital, RMBH, Zona da Mata, Vale do Aço e algumas áreas em Vitória, no Espírito Santo. A expectativa do diretor é encerrar 2019 com crescimento de 10% no faturamento em relação ao ano passado.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail