Nespresso vai pagar prêmios de US$ 10 mi a cafeicultores

22 de novembro de 2019 às 0h13

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A Nespresso incentiva a produção sustentável de cafés especiais no País - Crédito: Wollodja Jentsch

Produzir cafés especiais e investir na produção sustentável têm sido alternativas adotadas pelos cafeicultores para agregar valor ao café. A prática também tem sido valorizada por empresas, como a Nespresso, que vai pagar, neste ano, US$ 10 milhões em prêmio para os cafeicultores.

De acordo com a gerente de Valor Compartilhado e Comunicação Corporativa da Nespresso no Brasil, Claudia Leite, hoje, a empresa adquire café de 1.200 produtores brasileiros. Buscando sempre cafés de alta qualidade e produzidos de forma sustentáveis, a empresa vai pagar prêmios para incentivar os cafeicultores.

“A Nespresso tem 1.200 produtores de café no Brasil, sendo o maior País fornecedor do grão para a marca. A empresa sempre paga um valor adicional pelas sacas referente aos avanços nos processos de sustentabilidade e da qualidade do café. Esse adicional é um incentivo para o produtor”.

Ainda conforme Cláudia Leite, neste ano serão distribuídos, em premiação, US$ 10 milhões. Cada produtor receberá um valor que é definido pelo volume de café comercializado com a Nespresso, a qualidade e as práticas sustentáveis desenvolvidas. Esses produtores são avaliados em quesitos de gestão das propriedades para verificar se fauna e flora estão sendo protegidas; como a colheita é planejada e supervisionada e as condições de trabalho nas fazendas.

“A Nespresso paga cerca de 40% a mais do preço de commodity praticado no mercado do café. É um compromisso que a marca tem para garantir que o produtor queira trabalhar cada vez mais com a nossa marca. Sempre procuramos adquirir o café das mesmas famílias porque, com os nossos agrônomos, conseguimos fazer um trabalho diferenciado com estes produtores”.

Cláudia Leite explica que a Nespresso compra apenas os cafés de alta qualidade e que geralmente respondem por 5% a 10% da produção total dos cafeicultores. Todo o café passa por análises rigorosas de qualidade e devem atender a padrões exclusivos da marca. Após aprovado, o grão verde é enviado para as fábricas da Nespresso na Suíça, onde será feita a torra, moagem e encapsulamento.

Dos 1.200 fornecedores da marca no País, mais de 1.000 estão em Minas Gerais, localizados principalmente nas regiões do Cerrado e da Serra da Mantiqueira.

Em relação ao mercado do café especial, Cláudia Leite ressalta que a demanda é crescente e, por isso, os cafeicultores devem investir em meios de ampliar a qualidade e na sustentabilidade. O mercado de cápsulas também vem crescendo.

“A Nespresso é pioneira e referência por ter criado a categoria de café em cápsula. No Brasil, o consumo de cafés porcionados ainda é pequeno, hoje, mais 90% dos brasileiros relatam que consomem cafés diariamente e, desse consumo, menos de 1,5% é café porcionado. Mesmo assim, seguimos crescendo em dois dígitos no Brasil, não podemos falar o índice por ser uma política da marca, mas seguimos crescendo. Vale destacar que o crescimento mais forte é no mercado de cafés especiais, esse que precisa ser o foco dos produtores. Precisamos elevar a qualidade e a percepção do café que é produzido no Brasil”.

Ainda segundo a representante da Nespresso, a empresa também investe em sustentabilidade. Dentre as principais ações estão a unidade de reciclagem das cápsulas de alumínio, recolhimento das cápsulas usadas e campanhas para que o consumidor retorne aos pontos de venda para entregar as embalagens. A expectativa é chegar a 2020 com capacidade de reciclar 100% do volume de cápsulas comercializado pela marca no País.

“A reciclagem das nossas cápsulas vem crescendo significativamente. Em 2016, a Nespresso reciclou 8% de tudo que vendeu, em 2017 o índice subiu para 13%, em 2018 alcançou 17% e, ano acumulado de janeiro a outubro de 2019, chegou a 23%. O crescimento foi muito importante. Essa alta se deve também à conscientização do consumidor. A indústria tem responsabilidade e precisa trazer conveniência, tem que ser produto sustentável, e nossa cápsula é 100% reciclável. É importante fazer com que o o consumidor participe desse processo. E tem funcionado. A nossa meta é chegar a 2020 com 100% da capacidade”.

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