Publicidade
23/01/2018
Login
Entrar

Internacional

27/10/2017

Canadá tenta barrar estudo sobre prejuízo à Embraer

País pede bloqueio à OMC
Reuters
Email
A-   A+
Procedimento pedido pelo Canadá ocorre um mês após OMC concordar em investigar queixa do Brasil sobre subsídios/Embraer/Divulgação
Paris - O Canadá pediu que a Organização Mundial do Comércio (OMC) bloqueie as tentativas do Brasil de desencadear uma investigação detalhada de seu setor aeroespacial para reforçar sua tese de que os subsídios à Bombardier causaram “sérios danos” à brasileira Embraer.

O procedimento movido pelo Canadá acontece um mês depois de a OMC ter concordado em instaurar um painel para investigar uma queixa do Brasil de que o Canadá teria fornecido auxílio prejudicial aos aviões CSeries.

Em um documento apresentado à OMC nesta semana, o Canadá afirma que os argumentos preparatórios do Brasil não foram satisfatórios e que não deveriam levar a uma potencial investigação custosa e longa sobre suas políticas aeroespaciais sob um procedimento conhecido como “anexo V”.

Abusos comerciais - Embora pareça uma peça misteriosa da legislação comercial, o Anexo V é muito debatido na OMC porque define o quão profundamente um painel pode investigar para descobrir abusos comerciais.

O procedimento pode envolver centenas de questões e respostas sob procedimentos especiais para lidar com informações confidenciais, mas os membros da OMC não concordam sobre quando isso deve ser usado.

“O Canadá não deve ser intimado a participar em uma investigação longa e custosa baseada no processo do anexo V, em relação a medidas e queixas legais que não estão propriamente dentro dos termos de referência do painel”, afirmou o Canadá à OMC nesta semana.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

23/01/2018
Mercosul e Reino Unido negociam para o pós-Brexit
Meirelles deu a notícia ontem
23/01/2018
Parlamentares aceitam reabrir governo
Washington - Os parlamentares dos Estados Unidos chegaram a um acordo para reabrir o governo federal após três dias de paralisação provocada por um impasse sobre...
20/01/2018
Paralisação federal não muda o rating
Agência de classificação Fitch diz que nota AAA se mantém, apesar de ameaça de interrupção no governo
19/01/2018
Demanda do País deve ter 1ª alta desde 2014
Previsão do relatório mensal da Opep para o Brasil em 2017 prevê consumo de 30 mil barris/dia ante 2016
19/01/2018
Petrobras espera mesma produção neste ano
Londres - Para este ano, a Opep manteve a projeção de produção de 3,50 milhões de bpd pelo Brasil. A estabilidade da expectativa da oferta, porém, embute...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.