Publicidade

Negócios

16/03/2017

8 livros para mulheres empreendedoras de alto impacto

Laís Grilletti |
Email
A-   A+
Nessa seleção, incluímos biografias, histórias e entrevistas com as mulheres que formam diferentes gerações do empreendedorismo feminino. Elas servem de inspiração e exemplo para quem trabalha todos os dias para crescer.

Não existe nada mais poderoso do que a força do exemplo. Encontrar pessoas em quem você pode se espelhar é fonte de inspiração e combustível inigualável de transformação, capaz de multiplicar o impacto de uma causa.

Assim também acontece com o empreendedorismo feminino. Se hoje os números indicam que a presença feminina ainda é tímida entre os empreendedores de alto crescimento, é urgente encontrarmos histórias, exemplos e inspirações que sirvam de espelho: mulheres de garra que lutam a cada dia para construir um negócio de impacto.

Inspirados pela Semana da Mulher, selecionamos livros e histórias de mulheres que estão liderando essa transformação — e são bons exemplos para todas nós. As obras foram selecionadas por empreendedoras da rede Endeavor e também nossas funcionárias.

1. Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras

por Liana Melo


Zica passou dez anos na comunidade onde morava no Rio de Janeiro testando misturas caseiras para controlar seus cabelos rebeldes. Depois de deixar seu irmão careca e passar por diversas tentativas frustradas, ela descobriu a fo?rmula que transformava fios crespos em cachos soltos. Já Leila Velez, começou a trabalhar aos 14 anos no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede de fast-food.

O encontro dessas duas mulheres fortes so? poderia gerar resultados extraordina?rios.

Por que ler?

“O legado de Zica vai ale?m dos empregos que ela gera. Passa por um propo?sito muito mais profundo, pela autoestima de todo um povo que na?o contava com serviços de beleza especialmente voltados para ele e que agora se sente atendido, com a categoria e a classe que merece. O Beleza Natural e? uma inspiraça?o para todas no?s, mulheres.”

As palavras de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, são apenas uma amostra do impacto que a história de Zica Assis, Leila e seus sócios causa a todos que conhecem. Mesmo que você já tenha visto o Day1 das duas no Portal Endeavor, é interessante conhecer cada pedaço da história com os detalhes de toda a jornada e crescimento do Beleza Natural até hoje.

Editora Primeira Pessoa GMT

Valor: A partir de R$8,90

2. Faça Acontecer. Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar

Sheryl Sandberg, COO do Facebook, já foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, e tem sido uma das vozes mais fortes na luta pela igualdade de gênero nos cargos de liderança das empresas. Nesse livro, a executiva encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos. Para isso, ela mesma faz uma reflexão da própria carreira e apresenta os resultados de uma pesquisa vasta que realizou sobre a fora das mulheres no mundo do trabalho.

Por que ler?

O livro é um verdadeiro manifesto que merece ser levado para as principais salas de reunião das empresas brasileiras de impacto. Na edição brasileira, a pesquisa apresenta dados específicos da realidade do nosso país.

Mas, ao contrário do que se imagina, não é livro escrito só para mulheres. Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook diz que “as palavras de Sheryl vão ajudar todos os leitores — especialmente os homens — a se tornarem líderes melhores e mais efetivos.”

Editora Companhia das Letras
 
Valor: A partir de R$ 24,30

3. De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho

por Linda Rottemberg


“La chica loca”: assim Linda Rottenberg ficou conhecida por anos depois de uma reunião na Argentina em que insistia que empreendedores não existem apenas no Vale do Silício, mas também em mercados emergentes ao redor do mundo. Hoje, para Linda, ser chamada de louca é elogio. Pois foi dessa loucura e sonho grande que nasceu a Endeavor, organização global líder no apoio de empreendedores de alto impacto. E uma das principais conquistas desse trabalho foi quando Linda recebeu uma ligação dizendo que, em parte devido ao trabalho da Endeavor, os termos empreendedor e empreendedorismo seriam acrescentados ao dicionário da língua portuguesa.

Por que ler?

Nesse livro, Linda explica, a partir da sua própria história, como desenvolver o pensamento empreendedor que vai lavá-lo para o próximo patamar, superando a aversão ao risco, lidando bem com o caos e perseguir as oportunidades malucas que te permitem criar projetos com significado.

Editora HSM

Valor: A partir de R$28,90

4. The Woman I Wanted to be (De princesa a rainha da moda)

por Diane Von Fustenberg

Diane Von Furstenberg é considerada uma das mulheres mais influentes, admiradas e inovadoras do nosso tempo. Nesse livro, a estilista divide sua vida empreendedora em três fases: o Sonho Americano, a Volta Triunfal e a Nova Era, fase atual de sua vida, em que seus esforços profissionais e filantrópicos são direcionados para a construção de um legado que sobreviva além dela mesma.

Por que ler?

Com uma honestidade marcante e a sabedoria de quem tem muita história para contar, Diane reflete ao longo de todo livro sobre o que significa ser uma mulher. Ler este livro é como ter uma conversa íntima com um ícone atual que generosamente compartilha conosco sua sabedoria e seu jeito de levar a vida.

Editora SEOMAN – Grupo Pensamento

Valor: A partir de R$ 46,40

5. Empreendedoras de Alta Performance

por Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck


Se o exemplo é força tão poderosa de transformação, o primeiro passo é conhecer as história das empreendedoras que estão formando a nova geração de líderes no Brasil. São nomes como Francesca Diana, uma das mais conhecidas designers de bijuteria no Brasil e no mundo e Empreendedora Endeavor, e Andrea Weichert, ‎sócia na Ernst & Young que influenciam diretamente a rota do empreendedorismo no país.

Por que ler?

Além de reunir a história de 40 mulheres brasileiras, a obra ainda revela as estratégias de empreendedorismo feminino adotadas por elas e que servem de exemplos e ensinamentos para outras mulheres que têm o objetivo de se preparar para o mundo dos negócios.

Editora Leader

Valor: A partir de R$ 63,60

6. Girl Boss

por Sophia Amoruso


Sophia começou sua história aos 22 anos, quando decidiu começar a vender roupas usadas no eBay. Antes disso, seu passado foi marcado por uma adolescência de furtos e sem parada certa, vivendo de caronas e sem perspectivas de um futuro grande. Apesar de a vida levá-la para uma direção, foi essa loja no eBay que a levou, oito anos depois, a se tornar fundadora e CEO da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários.

Por que ler?

A leitura é rápida e leve, do tipo que pode ser devorado em alguns dias. Além de ser uma biografia com passagens reais da vida da autora, cada episódio esconde um ensinamento interessante para mulheres que empreendem, principalmente sobre a autoconfiança e segurança nas escolhas.

Editora SEOMAN – Pensamento Cultrix

Valor: A partir de R$ 25,20

7. Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético

por Mark Williams


A prática do mindfulness tem sido tema de muitas palestras e conversas dentro do mundo corporativo. Simplificando a prática da meditação para que qualquer pessoa possa aderir, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.

Por que ler?

Se a rotina de quem empreende é difícil e agitada, a da mulher empreendedora é ainda mais frenética. Por isso, encontrar um tempo no dia para buscar o equilíbrio físico, mental e emocional ajuda a se libertar das pressões do dia a dia e, principalmente, estar por inteira e presente em tudo o que você fizer.

Editora Sextante

Valor: A partir de R$20,90

8. In the Company of Women: Inspiration and Advice from over 100 Makers, Artists, and Entrepreneurs

por Grace Bonney


Bestseller do New York Times, esse livro é quase uma enciclopédia de inspiração e exemplos para mulheres do mundo inteiro. Emma Straub expressa bem esse sentimento de identificação com as trajetórias contadas no livro quando diz: “Eu tenho vontade de arrancar cada página desse livro glorioso e pendurar na minha parede para que eu possa ficar roedada por essas mulheres tão incríveis durante o dia todo.”

Por que ler?

Cada uma das 100 entrevistas revela um aspecto diferente dessas mulheres, revelando hábitos, práticas e visões de mundo que são universais e podem ser absorvidas também por qualquer um que ler e conhecê-las mais de perto. Os assuntos vão de seguir o seu próprio instinto e ter rituais diários próprios até cultivar relacionamentos mais duradouros e significativos. Além disso, as entrevistas são ilustradas por uma série de fotografias tão inspiradas e delicadas quanto o próprio conteúdo das conversas.

Editora Artisan

Valor: A partir de R$ 117,00

Artigo originalmente publicado no site da Endeavor Brasil

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

25/03/2017
Emissoras de rádio assinam na Capital termo aditivo de migração de AM para FM
Minas Gerais possui o maior número de empresas que vão realizar essa mudança no Brasil
24/03/2017
Fiemg Lab decola em Belo Horizonte
Abertura oficial do programa focado na indústria celebrou as 100 principais inovações da Capital
24/03/2017
Arrumar a casa antes de convidar as visitas: as lições de marketing online da Printi
Você investiu em marketing digital, mas o retorno foi menor do que esperava? Esse foi o desafio enfrentado pelos empreendedores da Trocafone no final do ano passado. Confira o que eles...
24/03/2017
Quase 18% dos foliões no Carnaval da capital mineira eram turistas
Uma pesquisa feita pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) traçou o perfil dos foliões presentes no Carnaval...
24/03/2017
Portugal estreita laços comerciais com Minas
Proximidade faz com que as portas se abram dos dois lados do Atlântico, com acesso também ao Mercosul
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.