19/06/2018
Login
Entrar

Negócios

13/06/2018

Arraial de Belo Horizonte chega a sua 40ª edição neste ano

Da Redação
Email
A-   A+
O Arraial de Belo Horizonte comemora a sua 40ª edição e traz para a capital mineira uma experiência junina completa, cheia de novidades. Além de shows e do tradicional concurso de quadrilhas juninas, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, dá destaque à gastronomia como um dos grandes atrativos da festa. Ações relacionadas à culinária vão ultrapassar os dias de evento na Praça da Estação e perdurar durante todo o período do festejo, de 15 de junho a 15 de julho.

“Nosso Arraial já tem excelência na dança, representada pelos grupos de quadrilhas, e na música, com os grandes shows que levamos para a Praça da Estação. Agora, a ideia é colocar a gastronomia sob os holofotes e valorizar essa riqueza que temos na cidade. A nossa culinária é um dos principais atrativos turísticos de Belo Horizonte. Vamos mostrar o potencial que ela tem também dentro das tradições juninas”, afirma o presidente da Belotur, Aluizer Malab.

Para abrir oficialmente as festividades juninas em Belo Horizonte, um cortejo com dezenas de carroças enfeitadas pelas quadrilhas sairá da entrada principal do Parque Municipal no dia 16 de junho, sábado, a partir das 12h. O destino é a Praça da Estação, considerada o coração do Arraial de Belo Horizonte.

Além dos eventos na Praça da Estação, o Arraial de Belo Horizonte 2018 terá uma Programação Associada, com mais de 200 atividades previstas em toda a cidade já a partir do dia 15, sexta-feira.

Leia também:
Gastronomia ganha destaque no evento

Concurso de quadrilhas
- Nesta 40ª edição do Arraial de Belo Horizonte, 37 quadrilhas se inscreveram para competir no tablado da Praça da Estação. Nos dias 22, 23 e 24 de junho, 24 quadrilhas do Grupo de Acesso entram em cena. As 13 quadrilhas do Grupo Especial competem no fim de semana seguinte, nos dias 30 de junho e 1º de julho.
Para avaliar a apresentação, os jurados levarão em conta quesitos como: criatividade, alinhamento e empolgação do conjunto; coreografia; caracterização de acordo com as tradições mineiras; presença e desenvoltura do Marcador e performance do Casal de Noivos.

A apuração do Grupo de Acesso será realizada às 14h do dia 26/06, terça-feira, e a do Grupo Especial na terça, dia 3/7, no mesmo horário. Ambas serão realizadas no Coreto do Parque Municipal.

“As quadrilhas representam uma atividade cultural popular que possui um importante papel social nas comunidades em que estão inseridas. O fruto deste trabalho é um espetáculo artístico de altíssimo nível, com diversas frentes envolvidas, tais como o cenário, o figurino, a dança e a escolha de homenagens. O maior desafio é competir sem trair a essência das quadrilhas, que é o respeito aos seus elementos fundamentais, como a presença do casal de noivos, o comando importante do marcador, a fogueira e a menção aos santos juninos: Pedro, Antônio e João”, relata Jadison Nantes, representante das quadrilhas.

Além da programação oficial, o Arraial de Belo Horizonte abarca diversas outras festividades juninas que compõem a Programação Associada do festejo. Já estão previstos mais de 200 eventos, públicos e privados, espalhados pela cidade.

“Com o objetivo de qualificar ainda mais a temporada junina da cidade e oferecer uma diversidade de opções para turistas e moradores, a programação associada fortalece a integração entre entidades públicas e privadas da capital. Além da divulgação nos canais oficiais, os produtores de festas locais poderão usar a marca do Arraial de Belo Horizonte nas peças de comunicação de seus eventos”, explica Gilberto Castro, diretor de eventos da Belotur.

APP - O Arraial de Belo Horizonte contará com um aplicativo com todos os detalhes da programação dos festejos juninos da capital. As informações estarão disponíveis no app ‘Arraial de Belo Horizonte’, que em breve poderá ser baixado gratuitamente para Android, na Play Store, e para IOS, na Apple Store.

Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Belotur e a Prodabel, o app informa data, horário e localização (georreferenciada) dos eventos, tanto os oficiais, quanto os da programação associada.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/06/2018
Araujo investe em aplicativo para impulsionar vendas
Meta da rede é atingir receita de R$ 2,2 bi neste ano
19/06/2018
iMedicina recebe aporte da Cedro Capital
Criadora de uma solução inovadora para gestão e divulgação de consultórios médicos, a startup mineira iMedicina pretende triplicar seu faturamento...
19/06/2018
Meios de hospedagem legais aumentam 54% após fiscalização do Mtur
O número de meios de hospedagem cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo, cresceu 54% desde o início da “Operação Verão Legal”...
19/06/2018
Profissionais devem se preparar para a retomada do mercado
Planejamento é a palavra de ordem no atual mercado de trabalho, seja para quem vai contratar ou para os profissionais que desejam se movimentar ou se recolocar. “O ritmo de...
19/06/2018
Empresários planejam políticas de redução de custos
Em um ambiente global de negócios em constante mudança, empresas com metas agressivas de redução de custos tendem a obter vantagens competitivas. A pesquisa global de...
› últimas notícias
Preço do diesel recua R$ 0,41 em Minas
Mais de 40% das empresas usam planilhas ao contratar
Inadimplência recua na Capital
TCU vai apurar se cobrança por despacho de bagagem reduziu preços das passagens
Governo espera movimentar a economia com liberação de saques
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.