Publicidade
21/04/2018
Login
Entrar

DC Mais

17/04/2018

Com o 1º Festival da Palavra, Itaguara mira circuito cultural

Email
A-   A+
O município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será sede, entre os dias 20 deste mês e 6 de maio, do Primeiro Festival da Palavra. O evento, gratuito, contará com atividades voltadas para os estudantes das escolas municipais e para a população em geral. O festival tem como objetivos despertar a atenção da população sobre a importância das palavras e das formas de comunicação na construção de relações harmônicas, respeitosas e verdadeiras; e inserir a cidade no circuito cultural do País, atraindo escritores, poetas, músicos, compositores, além de outros públicos formadores de opinião.

O evento contará com as presenças do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono; do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar; e dos cantores e compositores Celso Adolfo e Rubinho do Vale.

Durante o período de realização do festival, estudantes e moradores da cidade receberão formulários nos quais poderão registrar suas palavras preferidas e descrever o sentimento para cada uma delas. As palavras citadas serão apresentadas em uma exposição no Ginásio Poliesportivo Municipal. Os autores mais criativos e originais receberão premiação e certificado.

Livro como prêmio - A população também poderá participar por meio do “Caça-Palavra”, uma divertida brincadeira que consiste em encontrar palavras do léxico de Guimarães Rosa escondidas no cenário de Itaguara, por meio do uso de um binóculo, a partir de um mirante, no caso, as instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. O participante terá um minuto para encontrar uma palavra e aqueles que conseguirem encontrar terão direito a um livro como prêmio. E quem encontrar a palavra “SIM”, ganhará, além do livro, um valor em dinheiro.

Segundo o jornalista itaguarense Dino Sávio, idealizador do festival, a brincadeira foi inspirada no primeiro encontro entre John Lennon e Yoko Ono, na Indica Gallery, em Londres, em 1966. Yoko, uma artista de vanguarda, estava expondo seus trabalhos e chamou a atenção do beatle que passava pela rua. Ele entrou e no meio da sala havia uma escada de pintor que levava a uma caixa colada no teto. Curioso, subiu na escada e percebeu que ela tinha um buraco. Não resistiu à tentação e olhou o que havia dentro. No fundo da caixa apareceu a palavra YES! Para Dino Sávio, a palavra SIM é cheia de significados positivos. O “sim” - pondera ele -, “é a porta que se abre para a realização dos sonhos, da felicidade”, pondera.

O município tem uma forte relação com as palavras e com a literatura nacional. “Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para a gente deitar no chão e se acabar!...” Com essa frase, o célebre escritor João Guimarães Rosa definiu Itaguara, lugar que ele escolheu para morar de 1930 a 1932, logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pelas palavras, pela literatura, e ele acabou tomado pela escrita.

Itaguara também é berço de outros escritores, como Vilma Guimaraes Rosa e a poetisa Neusa Sorrenti, autora de mais de 20 títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles, o premiado “O encantador de pirilampos”.

Serviço:

Festival da Palavra de Itaguara

Data: De 20 de abril a 6 de maio

Programação:

20/04 – 18h - Fabrício Carpinejar – poeta, cronista e jornalista brasileiro
28/04 – 08h – Rubinho do Vale - violeiro, cantor e compositor
05/05 – Pasquale Neto - professor de língua portuguesa, idealizador do programa da TV Cultura Nossa Língua Portuguesa

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/04/2018
Vacinação de 54,4 milhões contra a gripe começa 2ª
São Paulo - A partir de segunda-feira (23), postos de saúde de todo o País vão dar início à vacinação contra o vírus da gripe para...
21/04/2018
Curtas DC Mais 21/04
Presidência da FJFA O professor Emerson de Almeida, cofundador da Fundação Dom Cabral (FDC), é o novo presidente da Fundação José Fernandes de...
21/04/2018
Agenda Cultural 21/04
Comédia Personagens - No monólogo “Show Riso Jeca Brasil”, Leo Araújo interpreta sete personagens da cultura brasileira, com sotaques e trejeitos peculiares....
20/04/2018
A vida é aqui e agora, urge valorizar o presente
É impressionante como é difícil aceitar a morte, a única certeza que se tem na vida. Ela assusta, assombra, amedronta, intimida... É, no entanto, a...
20/04/2018
Curtas DC Mais 20/04
Minas Náutico O Pavilhão de Esportes e Eventos, com 19 mil metros quadrados, concretiza a segunda fase do Plano Diretor do Minas Náutico, controlado pelo Minas...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.