18/08/2018
Login
Entrar

Minas 2032

13/06/2018

MRV reduz emissão de gases do efeito estufa

Empresa mantém programa em seus escritórios, lojas e obras para diminuir o impacto ambiental da atividade
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Entre as ações da companhia está o uso de energia fotovoltaica em seus empreendimentos/Divulgação/MRV
Signatária do Pacto Global - iniciativa desenvolvida com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015 -, a MRV Engenharia foi, recentemente, agraciada com a menção honrosa na 24ª edição do Prêmio Mérito Ambiental da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A honraria que homenageia as empresas que se destacaram e trouxeram resultados significativos na implementação de projetos ambientais e sociais reconheceu o programa da MRV para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em seus escritórios, lojas e obras.

O esforço da MRV em busca de mitigar as emissões de gás de efeito estufa começaram em 2016. De acordo com o gestor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da ‎MRV Engenharia, José Luiz Esteves, o programa começou com o Plano de Gestão de Carbono MRV. “Fizemos o plano dentro das diretrizes da Política Nacional Sobre Mudança do Clima (PNMC). Começamos pelo inventário e contamos com ajuda de muitos parceiros ao longo do processo, entre eles a Way Carbon, que também é mineira, e a ONG Amigos do Clima. Criamos metas de redução de emissão, qualificamos e treinamos as equipes. A partir daí escolhemos dez projetos na nossa área de atuação para fazer a compra de créditos de carbono”, explica Esteves.

O plano está diretamente ligado aos ODS 3: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ODS 12: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”; e ODS 13: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”.

Ao buscar projetos próximos às áreas em que atua, a empresa passou a conquistar com mais facilidade a adesão de colaboradores e parceiros. O empenho da alta gestão e a participação de todo o corpo de funcionários é determinante para o sucesso da empreitada. “Um projeto como esse tem que ser encampado pelas pessoas. Ele não pode ser simplesmente imposto. No início havia uma desconfiança, era um novo vocabulário. A partir do momento que as pessoas veem os resultados e entendem que aquilo está vinculado ao seu dia a dia tudo fica mais fácil. Não faria sentido para quem está em Manaus, por exemplo, se esforçar para uma compensação que se daria em Belo Horizonte”, pontua o gestor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da ‎MRV Engenharia.

Energia - Entre outras ações da companhia, o uso de energia fotovoltaica nos empreendimentos da construtora merece destaque. A MRV foi a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação.

“A construção civil é uma indústria de alto impacto, então precisamos buscar soluções criativas o tempo todo que garantam uma conduta responsável sem que isso prejudique o resultado financeiro da empresa. Aprendemos que, na verdade, todo esse trabalho melhora os nossos processos e nos torna mais eficientes. Assim aparece positivamente no balanço. Também vale a pena dizer que os benefícios extrapolam a MRV na medida que envolvemos toda a cadeia produtiva. Hoje a sustentabilidade é um item de avaliação dos nossos fornecedores e demais parceiros”, completa o executivo.

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Está presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 38 anos de atividade já vendeu mais de 300 mil unidades. Em Minas Gerais tem atuação em Belo Horizonte, Juiz de Fora, na Zona da Mata; Montes Claros, no Norte de Minas; Betim, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Sete Lagoas, na região Central; além de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo. Em 2018, investirá cerca de R$ 900 milhões para o lançamento de 8.934 unidades habitacionais no Estado.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/08/2018
Correios reduzem as emissões de CO2
Dados da estatal apontam que o lançamento de carbono na atmosfera recuou 33% em três anos
17/08/2018
Tecnologia pode ajudar cadeirantes no mercado de trabalho
Um novo estudo internacional sobre usuários de cadeira de rodas, feito pela ComRes para a Toyota Mobility Foundation, destaca a necessidade de inovação no campo da tecnologia...
10/08/2018
Ramacrisna investe no bem-estar dos colaboradores
Instituto está entre os melhores lugares para trabalhar
03/08/2018
Hotel Mercure planta horta orgânica em BH
Iniciativa na unidade do bairro Lourdes faz parte de uma série de ações da rede AccorHotels
03/08/2018
Ação da McDonald's visa reduzir o uso de canudos plásticos
Em uma iniciativa em prol do meio ambiente, a Arcos Dorados , maior franquia independente do McDonald’s no mundo, anuncia que entregará canudos de plástico aos clientes...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


18 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.