19/06/2018
Login
Entrar




DC RH

14/03/2018

Profissionais mais maduros ganham espaço

Da Redação
Email
A-   A+
Conhecimento, experiência, sabedoria, autoridade moral e capacidade de liderança são algumas das principais qualidades que podem ser encontradas em profissionais mais maduros ou ditos seniores. Mesmo que em diversas situações ainda sejam vistos como pessoas improdutivas, desatualizadas, inflexíveis e desvinculadas de conceitos sociais, econômicos e sociais, os idosos vêm se tornando cada vez mais atuantes no mercado de trabalho e prometem estar ainda mais presentes nos próximos 30 anos.

Essa tendência de mercado se deve ao envelhecimento progressivo da população mundial que passará de 606 milhões (no ano de 2000), para cerca de 2 bilhões, em 2050, segundo dados do Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, esse aumento será mais marcante em países pobres, onde a população idosa quase quadruplicará, passando de 374 milhões para 1,6 bilhão.

No Brasil, a estimativa aponta que de 21 milhões de idosos (11% da população) contabilizados em 2010, a população idosa somará cerca de 65 milhões (30% da população) em 2050, ou seja, em 2046, para cada 100 jovens, haverá 258 idosos. Entre os anos de 1940 e 2015, a expectativa de vida aumentou mais ou menos 30 anos, passando de 40,7 para 75,5 anos. Com isso, em 2050 se prospecta que a população viva até os 80,7 anos.
Levando em consideração os dados anteriores, somente um quarto dos brasileiros irá parar de trabalhar na idade da aposentadoria, já o restante continuará trabalhando em algum nível após a idade de se aposentar. Indo contra preconceitos, o mercado de trabalho está acolhendo um grande número de idosos que vem sendo contratados formalmente e sendo valorizados por seu potencial agregador, confiável e estimulante.

Segundo a consultora e diretora da empresa Leaders - HR Consultants, Astrid Vieira, o Ministério do Trabalho vem estudando métodos para cuidar de questões de discriminação, entre elas, contra profissionais mais experientes no mercado de trabalho. “O objetivo é oferecer maior atenção ao combate ao preconceito no ambiente de trabalho”, afirma.

Leia também:
PwC cria programa para contratar seniores


A consultora ainda explica que seja para complementar a renda familiar, cobrir despesas médicas ou se manter ativo, os idosos se mantêm no mercado de trabalho, atuando principalmente nas áreas de serviços, administração pública, indústria e comércio. “Evidenciando essa realidade, pesquisa recente informa que 36% dos brasileiros que possuem mais de 50 anos ainda estão em plena atividade, no mercado de trabalho”, comenta Astrid Vieira.

Ainda de acordo com Astrid Vieira, um dos maiores receios dentre as empresas é o de que um profissional mais maduro não possua o vigor necessário para desempenhar funções laborais intensas, mas hoje já se mostra evidente que um profissional idoso possui as mesmas dificuldades e demanda o mesmo cuidado básico de um profissional mais jovem. “No entanto, as vantagens de se investir no desenvolvimento da carreira pós-corporativa de um profissional prestes a se aposentar também vem sendo levada em consideração pelas empresas, que se beneficiam da habilidade de transmissão de conhecimento desse profissional e da difusão das práticas que possibilitam a continuidade dos negócios”, completa.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/03/2018
Comece antes que seja tarde
Sem fluxo de caixa e investimento, empresas não conseguem se recuperar
20/03/2018
IDEIAS | 'Femômeno-Ilha" pode afetar crescimento prodissional
Você conhece ou já trabalhou em uma empresa com muitos anos de vida e que mantém seu modelo de gestão engessado? E com um colega que atua há muito tempo em um...
14/03/2018
Carreira vs. filhos preocupa 42% das mulheres
Colaboradoras se sentem preteridas para oportunidades no retorno ao trabalho depois da maternidade
14/03/2018
Ampliação de equipe é algo bom
Ampliar sua equipe é um ótimo sinal. Um excelente indicativo de que a empresa segue no caminho certo e, por conta do aumento de demandas e confiança dos clientes, precisa de...
14/03/2018
PwC cria programa para contratar seniores
As mudanças demográficas na força de trabalho estão entre as principais preocupações dos executivos em todo mundo. No Brasil, 35% dos participantes da 21st...
› últimas notícias
Preço do diesel recua R$ 0,41 em Minas
Mais de 40% das empresas usam planilhas ao contratar
Inadimplência recua na Capital
TCU vai apurar se cobrança por despacho de bagagem reduziu preços das passagens
Governo espera movimentar a economia com liberação de saques
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.