Publicidade
20/09/2017
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

07/06/2017

A análise de dados auxiliando no mapeamento da jornada do cliente

Rodrigo de Araújo Ferreira
Email
A-   A+
Existem diversas oportunidades para melhorar os resultados das organizações a partir de conceitos de Data and Analytics. Uma das oportunidades, que vem ganhando mais espaço diante das rápidas e crescentes transformações do comportamento dos consumidores, é o mapeamento da Jornada do Cliente.

A Jornada do Cliente é todo o caminho que o mesmo percorre durante uma experiência de compra e utilização de um produto e serviço, e a recorrência desse ciclo de compra ao longo do tempo. A constante mudança de comportamento dos clientes tem transformado rapidamente a relação dos mesmos com marcas e empresas. Os clientes interagem com as empresas com maior frequência e por meio de novos e cada vez mais canais. Na perspectiva da Experiência do Cliente, a jornada realizada por ele durante todo o ciclo de interação com a empresa passa ser mais importante do que pontos específicos de contato. Contudo, a natureza de multiplicidade de pontos de contatos, canais de interação e relações não lineares no processo de compra é um grande desafio para as empresas.

Uma forma de abordar este desafio é por meio do mapeamento da Jornada do Cliente. Ele permite às empresas analisarem o caminho de ponta a ponta realizada pelo consumidor, não apenas em momentos específicos de contato. Ou seja, ela busca compreender por onde seu cliente passou até chegar a sua loja, em quais situações ele buscou informações sobre a marca, produto ou serviço, quais as necessidades e emoções em cada etapa da jornada, quais fatores de sucesso, pontos de dor e sentimentos são mais determinantes na jornada do cliente, dentre outras perguntas.

Além de obter respostas para perguntas do que e como seu cliente está interagindo com sua marca, seus produtos e serviços, o mapeamento da Jornada do Cliente sustentado na análise de dados permite compreender o que pode ser feito para alcançar melhores resultados de vendas, satisfação e retenção de clientes.

De uma maneira simples a Jornada do Cliente vai desde reconhecer as necessidades, buscar informações sobre produtos, formar suas preferências, decidir o que comprar diante das restrições, comprar, pagar e receber o produto e o pós-compra. Sendo que um papel central da análise de dados deste mapeamento é entender toda a caminhada e interações pelo olhar do cliente, destacando-se quatro importantes momentos.

i. Identificar personas e segmentos tem o papel de analisar os clientes e apontar quais são os segmentos e perfis que são necessários diferenciar para o desenvolvimento da Jornada do Cliente. Ou seja, para que tipo de cliente deve-se desenhar sua jornada?
ii. Analisar “touchpoints”, canais e tempo de duração tem objetivo de mapear e quantificar quais são pontos de contatos com o cliente, quanto tempo dura, qual a origem e próxima interação (foi você quem provocou ou foi o cliente que buscou), como é o engajamento dos clientes e porquê de cada ponto de contato.

iii. Investigar necessidades, emoções, pontos de dor e pontos de glória talvez seja a análise que mais contribui para revisar a experiência do cliente. Nessa análise, é fundamental entender como e quando as coisas ocorrem errado (momentos de dor), como e quando as coisas acontecem bem (momentos de glória).

iv. Avaliar métricas e impactos de mudanças na Experiência do Cliente e no custo de servir da empresa é o momento de analisar qual o impacto de possíveis mudanças tanto na percepção de valor quanto no custo de se desenvolver essas mudanças.

Utilizar a análise de dados para auxiliar no mapeamento da Jornada do Cliente possibilita responder de forma mais assertiva e objetiva como é o ciclo de vida do cliente, o porquê das escolhas que ele realiza e o que fazer para propiciar uma melhor experiência ao seu cliente.

*Sócio-gerente da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/09/2017
A arte de sonhar um empreendimento e o sonho de empreender com arte
A seção Cegueira das Organizações vem tratando de múltiplos temas que entendemos ser essenciais para o sucesso empresarial. Dentre os artigos expostos, criamos...
12/09/2017
Vendas digitais: desafios e oportunidades para o crescimento das empresas
No ensaio publicado na edição de 8 de agosto deste ano, abordamos o tema associado ao desafio das empresas quanto ao processo de venda de seus produtos e serviços, sendo essa a...
06/09/2017
Desenvolvendo oportunidades em negócios de impacto
De maneira geral, muito se discute sobre iniciativas e esforços que auxiliem as organizações e negócios a se transformarem permitindo uma maior competitividade e...
29/08/2017
Alinhamento e entendimento comum não passam de pai para filho: um problema de sucessão
Continuidade e sucessão são palavras que carregam um paradoxo interessante: isso porque a palavra sucessão pressupõe exatamente uma interrupção ou...
22/08/2017
E aí? O que fazer para crescer?
Desde que fundamos a DMEP, há quase 17 anos, temos vivido as dores e as delícias de ajudar a criar e transformar negócios. Estamos conectados aos diferentes dilemas dos...
› últimas notícias
Usiminas reajustará preços em 10,2%
Setor deve mudar o foco dos investimentos
Iace tem alta de 0,7% em agosto, aponta a FGV
MP para repactuação de concessões é publicada
BR Food cogita reduzir produção em fábricas de Uberlândia
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Minas se distancia da recessão
Fapemig aguarda até 16 de outubro os projetos de pesquisa para o Queijo Minas Artesanal
Reino Unido estreita, ainda mais, parceria com Fiemg Lab
Compre Certo planeja ampliar atuação no interior do País
Arranjos Produtivos Locais em Minas vão receber investimentos personalizados
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de September de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.