Publicidade

Viagem nossa de cada dia

13/12/2016

A importância da conectividade nos hotéis

José Carlos Costa*, Rede Vert Hotéis
Email
A-   A+
A internet revolucionou e está revolucionando a maneira de nos conectarmos com o mundo. Temos acesso à internet na maioria do locais que frequentamos, shopping, aeroporto, no trabalho ou nos espaços públicos, e quase nunca nos desconectamos do mundo virtual. Quase, porque algumas vezes ainda esbarramos com questões que afetam a conectividade principalmente quando estamos em ambientes diferenciados dos habituais.

Podemos optar pela conexão 4G dos smartphones para enviar um e-mail ou para visitar nossos contatos sociais, mas e quando nossa conexão 4G não atende, poucos megabytes disponíveis ou antenas que não oferecem o sinal 4G. Como resolvemos isto?

Dependemos cada vez mais da conectividade dos ambientes onde estamos inseridos e nos hotéis, por exemplo, isso não é diferente. A primeira coisa que pedimos ao recepcionista é a senha do wi-fi. Queremos ter acesso a uma internet segura e rápida e muitas vezes é ai que nossos problemas começam. Se a qualidade da internet não atende nossa demanda, assistir filmes ou ouvir músicas acabam se tornando uma missão impossível.

A conectividade se tornou um dos pilares da hotelaria moderna e as redes hoteleiras que entendem este novo conceito não medem esforços para entregar aos hóspede uma conexão de internet segura, de qualidade, que possibilite a utilização de vários dispositivos ao mesmo tempo, links rápidos e a autenticação em qualquer dispositivo, inclusive por meio das rede sociais, são cada vez mais frequentes.

A internet não é vista mais como uma cortesia. Agora são oferecidos serviços além da cortesia, podendo o cliente optar por link dedicado, maior velocidade, garantia de banda, possibilitando melhorar a experiência com uma simples escolha no momento da conexão.
Esses serviços oferecidos pelos hotéis são os grandes desafios dos gestores de tecnologia.

Optar por fornecedores de links de internet que entreguem qualidade, entender que a redundância - sistema inteligente contra queda de link que sobrepõe o que está com falha - é quase regra nos dias de hoje e, por isso, a contratação de links de diferentes empresas se faz necessário. Além disso, é preciso gerenciar. Ter software de gestão de internet que possibilite monitorar a qualidade dos links, que possua recurso para equalizar a conexão contra falhas ou baixa qualidade dos links, sistema de alarmes 24 horas para detectar anomalias, registro das conexões para atender marco civil da internet, sem esquecer de entender as necessidades individuais de cada cliente como velocidade, acesso, com uma interface amigável para o usuário final.

Neste cenário, percebemos que não podemos mais oferecer somente internet ao hóspede, oferecemos vivência, experiência que para o cliente deve acontecer de forma transparente sem termos técnicos, sem manuais operativos, sem apoio do recepcionista ou amigo de viagem. O hóspede precisa de conexão instantânea que atenda suas necessidades. Seguindo os princípios aqui apresentados o resultado será um cliente satisfeito, que com certeza irá retornar. O desafio é trabalhar com foco no cliente.
Plugar, conectar e navegar com facilidade e qualidade este é o desafio.

*Gerente de Processos e Tecnologia da Rede Vert Hotéis

Os textos publicados nesta editoria são de responsabilidade da Rede Vert Hotéis. O Diário do Comércio não se responsabiliza e nem poderá ser responsabilizado pelas informações e conceitos emitidos e seu uso correto.


Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

26/11/2016
Escala de revezamento versus e.Social
Criar escalas de trabalho é, ao mesmo tempo, a tarefa mais essencial e também a mais complexa entre as atribuições que um gestor possui. Elaborar uma escala que assegure...
12/11/2016
Eficiência operacional nas empresas
Diante da crise econômica que se arrasta e a necessidade de equilíbrio das finanças, as empresas vêm buscando maior eficiência operacional, principalmente com foco...
29/10/2016
O turismo e sua relação com a tecnologia e a inovação
A mudança que a tecnologia e a inovação trouxeram à rotina das pessoas é um fato mais do que perceptível em diversos segmentos da economia; ou seria melhor...
15/10/2016
Sustentabilidade corporativa
Quando falamos em sustentabilidade no Brasil, as pessoas naturalmente fazem uma correlação com o meio ambiente e instituições ambientais, porém o conceito de...
01/10/2016
Prazer em servir: o essencial
O seu cliente é o tesouro mais precioso da sua empresa por isso se faz necessário entender de fato qual é a necessidade dele e servir a todos com mesmo prazer. Este é o...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.