Publicidade

DC Auto

03/02/2017

Activ é a versão aventureira do Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil em 2016

Email
A-   A+
O Chevrolet Onix encerrou o ano de 2016 como líder absoluto de vendas no Brasil. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o compacto emplacou 153.372 unidades no ano passado, ou seja, cerca de 12.781 unidades/mês. Em segundo lugar no ranking ficou o Hyundai HB20 e suas 121.616 unidades comercializadas.

E 2017 iniciou sem alteração no mercado. O Onix encerrou o mês de janeiro mantendo a liderança, com 13.900 emplacamentos. O HB20 continua em segundo lugar geral (7.362 unidades vendidas em janeiro).

Mesmo com esse sucesso, a General Motors manteve-se atenta ao mercado e, principalmente, às suas peculiaridades. Antes da enxurrada de utilitários esportivos por aqui, o grande sucesso eram as versões “aventureiras” de certos modelos, processo que foi iniciado com a linha Adventure, da Fiat.

E, claro, como os utilitários esportivos não são exatamente veículos baratos, essas versões off-road light continuam sendo bem-vistas pelos consumidores nacionais que têm o desejo de se destacar na multidão com um produto diferenciado. Dessa forma, em setembro do ano passado, a Chevrolet lançou a versão aventureira do seu campeão de vendas: a Activ.

DC Auto recebeu uma unidade para avaliações. Tirando um pequeno aumento na altura do conjunto da suspensão, mecanicamente ele é igual a qualquer Onix vendido. A altura em relação ao solo foi aumentada em 30 mm, contando as medidas dos pneus maiores. Mas isso não significa que ele esteja pronto para enfrentar a lama. Não é esse o caso.

A roupagem aventureira fica evidente nos apliques de plástico preto que contornam totalmente o carro (laterais, caixas das rodas e para-choques dianteiro e traseiro). Na dianteira, além do aplique, destaca-se a área pintada de cinza claro, abaixo da placa. O mesmo recurso foi utilizado no para-choque traseiro. Essa parte cinza, em mistura com o preto, também está presente nas laterais.

Visualmente o Onix Activ agradou muito enquanto esteve conosco. Até porque, na prática, esse é o real objetivo dessas versões: ser diferenciado. A cor laranja, que poderia ser um “tiro no pé”, foi muito bem recebida pela maioria das pessoas que tiveram contato com o compacto. Inclusive, o seu uso na parte interna foi bastante elogiado.

As capas dos espelhos retrovisores externos são em preto brilhante. O rack do teto (também em material que mistura preto e cinza) se une acima do porta-malas formando um bonito e discreto aerofólio.

No interior, chama atenção acabamento bicolor, preto e laranja. Especial para o Onix Activ, revela uma bem-vinda jovialidade e pode fazer sucesso entre os consumidores mais descolados que estejam em busca de um diferencial marcante para o seu carro. Resumindo, combinou com a proposta do modelo.

Motor e câmbio – O conhecido motor 1.4, que passou por algumas alterações para ficar até 18% mais econômico, segundo a GM, oferece 98/106 cv (gasolina/etanol). O câmbio é automático de 6 marchas com possibilidade de trocas manuais na própria alavanca. Na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do Chevrolet Onix Activ (automático) é R$ 62,05 mil. Equipada com o câmbio manual, a mesma versão tem o preço de R$ 57,27 mil na tabela. (JOC)

*Mais fotos do Onix Activ no: www.flickr.com/photos/detalhauto

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/02/2017
Captur é o mais novo SUV do mercado
Utilitário compacto da Renault tem no design sua principal arma para brigar com HR-V e Renegade
17/02/2017
Motores 1.6 (118/120 cv) e 2.0 (143/148 cv)
O nosso Captur, que também será vendido na Rússia, na Índia e em mais oito países da América Latina, não é exatamente o mesmo modelo que vem...
10/02/2017
Jeep Compass Trailhawk sai na frente com o diesel
Na sua faixa de preço, é o único com essa opção
10/02/2017
Pacote farto de equipamentos se destaca
Na comparação com o Renegade, o interior do Jeep Compass oferece mais qualidade e primor no acabamento. E isso não quer dizer que o do primeiro seja ruim. Mas o Compass...
03/02/2017
Novo Honda WR-V chega em março
Modelo se une ao CR-V e ao HR-V para ampliar a família de utilitários da montadora japonesa
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.