23/06/2018
Login
Entrar

DC Franquia

12/01/2018

Alimentação e Educação continuam entre as maiores redes

Daniela Maciel
Email
A-   A+
A segunda edição do estudo sobre as 50 maiores redes de franquias no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), destaca o fortalecimento de alguns segmentos ligados ao consumo, como é o caso de Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda, com perfil semelhante ao apurado na edição anterior. Os segmentos de Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%) continuam liderando mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%).

A rede O Boticário manteve a liderança com 3.762 unidades, o segundo lugar ficou com a rede AM PM Mini Market, com 2.415 pontos de operação; a Cacau Show manteve a terceira colocação, totalizando 2.081 unidades. Entre as 10 maiores, destaque também para as redes Jet Oil, Lubrax+ e BR Mania, que subiram posições em relação a 2016, com expansões expressivas em número de unidades. Levando em consideração a relação completa, as redes que apresentaram maior variação de posição foram a Acqio (ascensão de 15 posições), Dia% (9), Seguralta (7), 5àsec (7), Piticas (7), Óticas Carol (6) e Instituto Embelleze (6). Ingressaram no grupo das 50 Maiores, as redes Casa de Bolos, SPA das Sobrancelhas e Não+Pêlo.



Segundo o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, este segmento vem apresentando desempenhos consistentes nos últimos trimestres e se mostrou aqui presente também, tanto com a manutenção da liderança do Boticário, quanto pelo ingresso de duas novas redes deste segmento no grupo das maiores - Spa das Sobrancelhas, com 304 unidades e Não+Pêlo, com 299 unidades.

“Devemos lembrar que o Brasil está envelhecendo e este fato ainda vai impactar no crescimento dos negócios ligados à saúde e com foco em saudabilidade. Novas tecnologias também vão chegar ao setor e a perspectiva é que esse crescimento se mantenha”, analisa Cristofoletti Junior.

A gerente de Inteligência de Mercado da ABF, Vanessa Bretas, ainda ressalta a importância dos novos formatos no crescimento das 50 maiores franquias brasileiras. “O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu puxado pelos serviços médicos e de bem-estar. No total, os novos formatos especialmente os de venda que conciliam o on-line com o off-line (O2O) são parte determinante nos resultados”, explica Vanessa Bretas.

Entre as 50 maiores o número de marcas nacionais (88%) é muito forte. Entre as estrangeiras lideram as norte-americanas (4%) e as francesas (2%). Quando analisado o setor como um todo, o número a percentagem de brasileiras é ainda maior, subindo para 95%. Na lista das brasileiras, Minas Gerais ocupa o quarto lugar como sede de franqueadoras nos dois casos. No rol das 50 maiores tem apenas a Localiza Rent a Car, em 25º lugar, com 574 unidades.

“As 50 maiores estão aumentando a participação em outras regiões usando canais diversificados. Esse foi um movimento importante em 2017. As redes estrangeiras são as maiores por isso aparecem mais nas 50 maiores. Mas de toda forma, é importante observar a força da indústria nacional e como isso vai se refletir na internacionalização das marcas”, completa o presidente da ABF.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/02/2018
Clube de Permuta estima movimentar R$ 60 milhões
Rede projeta somar 20 unidades em todo o País ainda este ano
22/02/2018
Multicoisas vai abrir 35 lojas em 2018
De acordo com o gerente de expansão da Multicoisas, rede de franquias do setor de negócios, serviços e produtos especializada na comercialização de...
22/02/2018
Kumon planeja inaugurar mais 10 escolas em Minas
O Kumon, rede de franquia educacional, com mais de 1.400 unidades espalhadas por cerca de 550 cidades brasileiras, reforça a expansão em Minas. De acordo com o gerente de...
07/02/2018
Meta da Buddys é chegar a 50 escolas
30 delas devem ser inauguradas ainda no primeiro semestre, as demais até dezembro
07/02/2018
Cheirin Bão vai valorizar pequenos produtores
Cafés tão distintos e de edição limitada que valem a pena esperar por eles e conhecer a sua história são a nova aposta de franquia de café especial...
› últimas notícias
Torcida não aquece as vendas no hipercentro
Prestadoras de serviços terrestres cogitam dispensa de pessoal com reoneração
Liminar contrária não abala Mendes Júnior
Primeiro leilão da Aneel prevê R$ 6 bi
BR Distribuidora aguarda decisão do TRT para mensurar os impactos
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


23 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.