Publicidade
21/04/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

10/04/2018

Análise de dados auxilia transformação de negócios de Educação

Sócio-gerente da DMEP*
Email
A-   A+
Já não é nenhuma novidade falarmos que a Educação precisa e está se transformando. É comum lermos ou nos depararmos com algum exemplo de inserção da tecnologia na sala de aula, de utilização de aplicativos e ferramentas capazes de transformarem a aprendizagem, de escolas com propostas pedagógicas inovadoras, que adotam currículos internacionais, que ensinam lógica de programação para crianças na Educação Infantil, que preparam jovens para se tornarem líderes globais, dentre diversas outras inovações que estão se difundindo no setor de Educação. Esta combinação da tecnologia com educação define o segmento de Edtech, um dos setores mais efervescentes no mundo das startups.

As novas tecnologias produzirão experiências de aprendizado únicas e, de fato, a Educação passa por grandes transformações. Por outro lado, os desafios enfrentados por uma escola estão longe de se resumirem a inserção da tecnologia. Para citar apenas uma dimensão, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a evasão escolar no Ensino Superior atingiu impressionantes 49%. Uma desistência de 53% nas escolas privadas e 40% nas escolas públicas. Esta aparente contradição aponta para que, mais do que discutir estratégias para inserção da tecnologia dentro da sala de aula, é necessário transformar a gestão e o desenvolvimento de negócios de Educação.

Uma instituição de ensino possui diversos desafios, desde captar e reter alunos, desenvolver sua proposta pedagógica, garantir a qualidade de ensino, disponibilizar linhas crédito estudantil, relacionar-se com a comunidade que está inserida, garantir uma operação eficiente, maximizar a ocupação de seus espaços e da sala de aula, capacitar e qualificar seu corpo docente, até desenvolver novos produtos e soluções educacionais conectadas ao futuro e às necessidades de seus alunos.

Diante destes complexos desafios e aliado a um ambiente em evolução, com tendência de aumento da competição pelo aluno, é fundamental que as instituições de ensino planejem e desenvolvam estratégias e iniciativas que garantam sua sobrevivência no futuro e permitam uma melhoria de performance.

A análise de dados internos combinada com coleta de dados externos pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar na transformação das escolas. Conhecer a sua comunidade, o comportamento das famílias, os motivos de evasão, o nível de satisfação, necessidades não atendidas, diferenciais dos concorrentes, monitorar e atuar em indicadores estratégicos do negócio podem compor análises extremamente úteis, não só para explicar o que está acontecendo no seu mercado, mas principalmente para ajudar a prever e definir iniciativas e estratégias com maior chance de sucesso para escola. Cada desafio ou contexto em que a escola está inserida pode demandar uma análise específica, algumas dimensões a serem analisadas são:

Análise de mercado: Estimar o potencial de mercado de uma região, a participação de mercado, estratégia de precificação, localização ideal, estimar estrutura necessária, estratégia de desenvolvimento de mercado, etc.

Comportamento e preferências: Identificar quais são os atributos que definem a escolha de uma escola, quem são os influenciadores, como atrair alunos, quais as necessidades do futuro, quais atributos investir e desenvolver, entre outros.

Desempenho pedagógico: Compreender como está a qualidade de ensino, o que e como melhorar, motivos de variações no desempenho, etc.

Análise de satisfação: Analisar como está a satisfação das famílias com a escola, quem são os promotores da escola, quem são os detratores, o que é preciso melhorar, quais dimensões estão levando a uma satisfação ótima ou ruim.

Captação de novos alunos: Como captar novos alunos, qual a melhor estratégia de captação, quais os melhores canais, quais conteúdos podem ser utilizados no funil de vendas, etc.

Evasão e retenção: Identificar sinais de evasão, atuar preventivamente na retenção, etc.
Desenvolvimento de novas soluções educacionais: Planejar e desenvolver soluções de educação de maneira ampla, alinhada a estratégia da instituição de ensino, as inovações tecnológicas e as necessidades do futuro.

Estas são algumas dimensões de análise de dados que podem auxiliar na transformação de negócios de educação. É fundamental para o futuro de uma instituição de ensino que ela compreenda a transformação do setor, as necessidades do seu mercado e, orientada por dados e análises, desenvolva estratégias e iniciativas que garantam sua sobrevivência e cumpram sua missão na educação do futuro.

*Sócio-gerente da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/04/2018
O custo do não planejamento de oportunidades de mercado, produto e negócio
Desenvolver a oportunidade nova é uma jornada fascinante. É, ao mesmo tempo, prazerosa e arriscada. Quem já participou de um processo de desenvolvimento de produto, mercado ou...
03/04/2018
A minha empresa vende ou é comprada?
A questão apresentada no título desse ensaio talvez possa parecer não fazer muito sentido, porém existem diferenças importantes entre esses dois atos....
27/03/2018
De olho nos relacionamentos
Os relacionamentos são tudo nos negócios. Empreendedores de sucesso muitas vezes agradecem aos seus parceiros - sua rede de apoiantes externos, que inclui investidores, mentores,...
20/03/2018
Como vender a minha empresa? - Parte 6
Nas edições anteriores desta série de ensaios sobre “Como vender a minha empresa”, iniciada em julho de 2017, foram abordados passos importantes quando estamos...
13/03/2018
Será que devo investir nesta startup? (Parte 1)
Será que devo investir nesta startup? Esta é uma pergunta cada vez mais comum nos dias de hoje. A frequência alta de ocorrências deste tipo de questionamento poderia ser...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.