Publicidade
12/12/2017
Login
Entrar

Economia

18/11/2017

Aplicações crescem no terceiro trimestre

AE
Email
A-   A+
Rio de Janeiro - O indicador do Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avançou 0,4% em setembro ante agosto, acumulando no terceiro trimestre alta de 1,4%, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira.. No ano, porém, os investimentos acumulam queda de 3,6%, puxada principalmente pelo baixo desempenho da construção civil.

A melhora registrada nos investimentos medidos pela FBCF está sendo puxada pelo consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), que evoluiu de uma queda de 0,5% em julho para altas de 1,8% e 3,4% em agosto e setembro, respectivamente. Já o outro componente da FBCF, a construção civil, caiu pelo segundo mês consecutivo, registrando perda de 0,2%, porém menor do que a observada no mês anterior (-1,4%).

Em relação a setembro do ano passado, os investimentos em setembro subiram 0,6%, puxados pelo Came, que registrou alta de 13,1% na mesma comparação. A construção civil, no entanto, registrou no mês passado queda de 3,2% em relação a setembro de 2016.

No terceiro trimestre, os investimentos caíram 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o Came subiu 8,2% e a construção civil registrou queda de 4,1% na mesma comparação. Nos últimos 12 meses, o índice caiu 4,1%.

De acordo com o Ipea, considerando todo o terceiro trimestre, o Came - obtido pela soma da produção doméstica e das importações, excluídas as exportações - foi destaque com crescimento de 3,3% sobre o trimestre anterior.

“Entre os componentes do Came, a produção interna de bens de capital líquida de exportações recuou 2,3% em setembro. Porém, o forte crescimento registrado pela importação de bens de capital (30,5%) ajudou a explicar seu bom resultado”, disse o Ipea em nota.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/12/2017
Samarco dá passo para retomar operações
Pedidos de licença prévia e de licença de instalação para uso da cava Alegria do Sul são aprovados
12/12/2017
Lojistas dos shoppings de BH apostam em bons resultados
Otimista, setor adota estratégias para atender incremento da demanda
12/12/2017
Quantidade de devedores se mantém estável no País
O número de devedores no Brasil ficou estável em novembro em relação a outubro, com uma variação de 0,15%. Em comparação com o mesmo...
12/12/2017
Entidades vão à Justiça contra grandes voos no Aeroporto da Pampulha
Associações de moradores da região e a AV Norte contestam portaria do Ministério dos Transportes
12/12/2017
Audiência pública aborda abertura de capital da Codemig nesta terça-feira
Deputados querem entender a meta real da proposta
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.