Publicidade
22/04/2018
Login
Entrar

Negócios

15/06/2017

App gratuito mapeia espaços culturais da Capital

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Criado para dar visibilidade aos espaços culturais da cidade e permitir que a população local e turistas conheçam a diversidade da produção cultural belo-horizontina, entrou em atividade o aplicativo RUA BH. O Roteiro Unificado das Artes (RUA) já mapeou cerca de 150 locais entre museus, bibliotecas, centros culturais, teatros e mais uma infinidade de espaços que mantém programação cultural regular.

Disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store dos celulares e pelo site www.ruabh.com.br, o projeto foi realizado pela Articular Gestão Cultural e Comunicação, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Municipal e apoio da Automax - concessionária de automóveis.

De acordo com a idealizadora do RUA BH e sócia da Articular, Laura Guimarães, o projeto consumiu R$ 50 mil. “A ideia do aplicativo surgiu quando começamos a estudar mapeamentos culturais e, em viagens para fora do Brasil, percebemos que diferentemente de outros lugares o que tínhamos aqui era muito generalista. Em Buenos Aires conhecemos o ‘Mapa de las Artes’, um guia focado em cultura, e partimos desse exemplo. As pesquisas começaram em 2014 e fomos aprovados no edital da Lei de Incentivo em 2016”, relembra Laura Guimarães.

Entre as funcionalidades do aplicativo estão o georreferenciamento, que indica os espaços mais próximos do usuário e a possibilidade de fazer a pesquisa a partir de filtros isolados ou conjugados como região, tipo de espaço (museu, teatro, biblioteca etc) e categoria artística (música, teatro, dança etc). E, por fim, existem os roteiros. Que são opções temáticas que ultrapassam a simples lista de espaços relacionados. São três roteiros: Pampulha, makers places e cultura afro-mineira.

A expectativa é de que em uma segunda fase o projeto seja monetizado a partir de ferramentas como banners publicitários dos espaços e promoções. “Por enquanto nosso objetivo é tornar o RUA BH conhecido e utilizado pelo maior número de espaços culturais e usuários. Convidamos todos os espaços que não estão listados a entrar em contato. Usamos três critérios básicos para cadastrar os equipamentos culturais. Eles precisam ter programação cultural; programação regular e um site de fácil acesso”, destaca a idealizadora do RUA BH.

Outro objetivo da empreendedora é que as informações disponíveis no sistema possam ser apropriadas por estudantes, produtores e instâncias governamentais para a construção de estratégias e políticas públicas culturais. “O RUA BH é um grande banco de dados validado por nós, que pode indicar tendências, vocações e subsidiar a construção de políticas culturais”, destaca a empresária.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/04/2018
Marca mineira Luiz Rocca estima crescer 150% neste ano
Empresa de calçados foi criada em 2014
21/04/2018
Gou Odonto vai inaugurar três unidades em Minas
Para ampliar a sua atuação em Minas Gerais, a franquia de consultórios odontológicos Gou Odonto, vai inaugurar três novas unidades no Estado este ano. Somando-se...
20/04/2018
A sorte privilegia os persistentes: como a Welle Laser se reinventou depois da crise
A crise financeira levou a Welle Laser a sair de 70 para 17 pessoas. Veja quais foram as mudanças que ajudaram os irmãos Bottós a se reerguer depois da tempestade
20/04/2018
Produtos feitos à mão ganham mercado
Empreendimentos que trabalham neste segmento vêm registrando crescimento nos negócios
20/04/2018
Landix Sistemas pretende duplicar a receita em dois anos
Empresa deve executar novos projetos na América Latina neste ano
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.