Publicidade
29 de April de 2017
Login
Entrar

DC Auto

14/04/2017

Audi lança a perua A4 Avant no Brasil

Esta é a nona geração do modelo
José Oswaldo Costa
Email
A-   A+
O mercado automotivo nacional passou por um fenômeno. Se nos anos 1980 e 1990 o veículo “ideal” que toda família buscava eram as peruas, já há algum tempo passou a ser os utilitários esportivos (SUV). Basta verificar que os principais lançamentos das montadoras, nos últimos anos, têm sido voltados para esse segmento.

Porém, ainda existem algumas peruas – ou station wagons, se você preferir – que merecem um olhar mais atencioso e, por que não, com mais carinho. A Volkswagen, por exemplo, tem a Golf Variant e, a Audi, a A4 Avant.

Hoje falaremos da belíssima A4 Avant. Primeiro foi o sedan. Cinco meses após o seu lançamento, a montadora alemã apresentou a nona geração da sua perua familiar. O motor utilizado nos dois modelos é o mesmo: 2.0 16V turbo de 190 cv (32,6 kgfm de torque).

Completa o powertrain a transmissão automatizada S-Tronic de 7 marchas e dupla embreagem. Casamento perfeito. Recebemos uma A4 Avant, na versão Ambiente (única comercializada no Brasil), para avaliações e percorremos mais de 1.000 quilômetros por estradas do interior de Minas Gerais.

Conforto a bordo, desempenho do motor, conjunto da suspensão e toda tecnologia à disposição fazem dela um automóvel acima da média. O veículo responde prontamente ao pedal do acelerador, trazendo aquela gostosa sensação de ser “jogado” de encontro ao banco. As retomadas de velocidade são muito eficientes.

O conjunto da suspensão é tão bem calibrado que, na maior parte da nossa viagem, simplesmente esquecemos que dirigíamos uma perua. Não parece, rodando, ser um veículo de suas proporções (ver Ficha Técnica). Curvas de alta e baixa velocidade são percorridas com a mesma (grande) eficiência.

Em parte, essa eficiência foi obtida com a utilização, nas suspensões independentes, de cinco braços por eixo – anteriormente eram quatro. A estabilidade foi melhorada sem prejudicar o conforto. Importante informar que a tração é somente dianteira.

De acordo com a Audi, o uso de alumínio e aços de alta resistência na construção tornou o modelo120 kg mais leve do que a geração anterior. E esse é um fator que se reflete no desempenho e na economia de combustível.

Porta-Malas – O porta-malas teve o volume aumentado em 15 litros, de suma importância para um veiculo com proposta familiar. Agora, tem a capacidade para 505 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, ela passa para 1.510 litros.

Outra novidade no que diz respeito ao porta-malas é a tampa no interior do veículo, que protege a carga (além de escondê-la dos “amigos do alheio”), com acionamento elétrico automático, tanto para fechar quanto para abrir.

No interior, além do acabamento impecável, digno da marca, o maior destaque é adoção do painel digital, que recebe o nome de Virtual Cockpit. Mostradores como velocímetro e conta-giros são projetados em uma tela de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos.
Além disso, o motorista pode optar, em maior ou menor tamanho, por informações do sistema multimídia ou do GPS, por exemplo. A A4 Avant conta, ainda, com Head-Up Display, que projeta informações, como a velocidade, no para-brisa para que o condutor não tire a atenção do caminho.

O motorista pode selecionar o modo de condução (Audi Drive Select): Individual, Efficiency, Dynamic ou Comfort. O mais divertido, com certeza, é o Dynamic. A perua fica bem mais arisca, com as trocas de marchas sendo feitas em rotações mais altas. Você também percebe que o volante, com assistência elétrica, fica mais “pesado”, o que traz mais segurança nessas condições de condução.

Dentre outros, a Audi A4 Avant é equipada com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, encostos de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, faróis de xenônio, ar-condicionado automático, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema start-stop para dar a partida, bancos revestidos em couro, “borboletas” atrás do volante para trocas de marchas manuais e sistema multimídia.

Na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço da Audi A4 Avant Ambiente 2.0 16V TFSI S-Tronic é R$188,86 mil.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

28/04/2017
Fiat Uno ganha vida nova com o Firefly
Motor de três cilindros melhorou o desempenho e o consumo do veterano da marca italiana
21/04/2017
Para deixar os prejulgamentos de lado
Com motorização 1.0 e três cilindros, o modelo da marca alemã não parece um carro "mil"
07/04/2017
Volkswagen lança a linha 2018 do compacto up!
Modelo chega às concessionárias em abril e passa a contar com a nova linguagem global de estilo da marca
31/03/2017
Ka Trail entra no segmento aventureiro
Compacto da Ford tem suspensão mais elevada, mudanças estéticas e opção por motores 1.0 e 1.5
31/03/2017
Motor 1.0 com câmbio automatizado é a novidade
A linha 2018 do Fiat Mobi chega ao mercado com uma novidade: a nova versão Drive GSR, equipada com câmbio automatizado e motor 1.0 de três cilindros. É o primeiro modelo...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.