17/08/2018
Login
Entrar

Negócios

14/06/2018

BBSucos estima crescimento de 10% no faturamento

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Empresa tem capacidade instalada de 15 mil litros de concentrados por mês/Alisson J. Silva
Oferecer um produto inovador, capaz de atender o rigoroso mercado mineiro, era a obsessão da BBSucos, criada em 1997, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A indústria de sucos concentrados hoje é capaz de produzir 15 mil litros por mês, o que dá cerca de 500 mil copos (de 300 ml) prontos para o consumo, servidos mensalmente em cerca de 500 pontos de venda apenas na RMBH. A meta para o fim do ano é aumentar em 10% a produção e o faturamento na comparação com o ano passado, com foco ainda em Minas Gerais.

Segundo o sócio e gerente da fábrica, André Braga, tudo começou com uma franquia de sucos concentrados, mas a necessidade e o desejo de oferecer um produto com mais qualidade levou a empresa a buscar uma parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que é a Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa (UFV), para a elaboração de um novo produto.

“Quando o produto nos foi entregue partimos para os testes de mercado e identificamos como nicho o mercado de fast food e hotéis em 2004. Tínhamos criado um produto inovador, que utilizava o extrato natural da fruta, adoçado com açúcar, com ótimo rendimento e que não exigia refrigeração mesmo depois de aberto. Desenvolvemos esse projeto e lançamos a marca My Fruit. Ao todo foram cinco anos de desenvolvimento, entre 2004 e 2009”, relembra Braga.

A utilização do açúcar cristal inibe a necessidade do uso de conservantes e faz com que o produto possa ser guardado fora da geladeira mesmo depois de aberto. O objetivo é facilitar o armazenamento, já que o espaço para estoque é extremamente reduzido em boa parte dos estabelecimentos populares.

Atualmente o suco é apresentado em embalagens de cinco litros e um litro. A diluição é feita na base de um para dez, ou seja, cada litro do produto concentrado rende dez litros do suco pronto para o consumo. A embalagem menor foi uma sugestão dos atendentes das lanchonetes. Depois, a embalagem graduada foi sugestão de uma dona de casa que tinha dificuldade com a dosagem do concentrado.

“As empresas que existiam naquela época trabalhavam com embalagens muito grandes, de dez e 20 litros. Pensamos que se maioria dos trabalhadores desses estabelecimentos é formada por mulheres, deveríamos ter um tamanho e peso mais apropriados – uma embalagem de dez litros pesa mais de 12 quilos – então fomos pioneiros em tamanhos menores. Depois, essas mesmas atendentes começaram a nos requisitar uma embalagem que pudessem levar para casa e assim surgiu a garrafa de um litro e um novo nicho: os supermercados que distribuem o produto concentrado para o consumidor final”, explica o cofundador da BBSucos.

Atualmente os 12 sabores (abacaxi, caju, goiaba, guaraná, laranja, limão, manga, maracujá, morango, pêssego, tangerina e uva) no tamanho um litro são encontrados na rede de atacarejo Villefort. O processo de produção, realizado por 12 colaboradores, é garantido por fornecedores nacionais de polpa concentrada que são destinadas a diversos fins industriais que vão da indústria farmacêutica à produção de sucos.

Atuação - Além do mercado mineiro, a empresa está representada no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Do outro lado, os planos de internacionalização já estão em andamento. A BBSucos participa do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que qualifica empresas para seminários, rodadas com tradings e missões internacionais, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

“O processo de internacionalização é lento porque como trabalhamos com alimentos, existe uma legislação específica em cada país que exige uma série de certificações e adaptações. Em dois anos esperamos fazer nossas primeiras vendas internacionais”, afirma o gerente da fábrica da BBSucos.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

17/08/2018
Alto número de animais aquece o setor em Minas
Estado concentra 10 mil empresas
17/08/2018
Lojas inovam na prestação de serviços
Há uma série de estratégias para se driblar a concorrência e sair na frente, segundo a analista do Sebrae, Simone Lopes. Não se trata de uma...
15/08/2018
Camicado investe R$ 3 milhões em BH
Rede abriu sua oitava loja própria em Minas Gerais no Shopping Del Rey, na região Noroeste da Capital
15/08/2018
Casa do Construtor estima um faturamento 15% maior neste ano
Especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil, a paulista Casa do Construtor confia na retomada da economia e,...
15/08/2018
Rede Pay investe R$ 100 mi em franquia de meios de pagamento
Rede pretende ter 50 unidades em MG
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.