23/07/2018
Login
Entrar




DC Auto

20/04/2018

BMW 540i mescla tecnologia e desempenho

Versão superlativa da sétima geração do série 5 chegou ao Brasil com o design reformulado
José Oswaldo Costa
Email
A-   A+
A sétima geração do BMW série 5 chegou ao Brasil no ano passado. Sua versão superlativa é a 540i, equipada com o pacote M Sport. Além do design reformulado e do desempenho de esportivo, sobressaem as (diversas) tecnologias embarcadas, principalmente às de condução semiautônoma.

DC Auto recebeu uma unidade para avaliações. Externamente, destaque para os faróis Full LED adaptativos (do pacote M Sport), bem como os faróis de neblina, que também são de LED, localizados nas grandes entradas de ar do para-choque.

Com a dianteira apresentando a icônica grade da BMW em tamanho maior, aliada ao desenho estreito dos faróis, a visão impõe respeito no espelho retrovisor de qualquer veículo que esteja à frente.

Na lateral, as belíssimas rodas em liga-leve de 19 polegadas, que também compõe o pacote informado anteriormente, dão o toque de charme e esportividade. Já na traseira, não há como o escapamento duplo, fixado em cada extremidade do para-choque, não chamar a atenção. As lanternas estão mais estendidas.

Por fim, um detalhe que causou comentários por onde passamos foi a cor da unidade avaliada. Em um País onde o branco, o preto e o prata dominam a paisagem, ainda mais no segmento de sedans, o belíssimo azul casou muito bem com o 540i. Guardadas as devidas proporções, nos lembrou, muito, o azul utilizado no saudoso VW Gol GTi (aquele, com para-choques na cor cinza).

Interior – Já que se trata de um sedan executivo, o interior deve estar à altura de sua proposta. E no caso do BMW 540i, está. Ele passa nesse quesito com louvor. Graças às suas dimensões (ver Ficha Técnica), há muito espaço para os ocupantes.

Quem viaja no banco traseiro conta com ótimo espaço para as pernas. Além disso, também pode controlar o ar-condicionado. Existem saídas para esse banco e o sistema é de quatro zonas. Ou seja, cada passageiro pode escolher a temperatura que lhe agradar mais.

O painel apresenta bonito desenho e materiais de primeira linha, como couro e alumínio. O quadro de instrumentos é totalmente digital com tela de 10,2 polegadas. A tela do sistema multimídia, fixada acima das saídas de ar centrais, é de 10,5 polegadas.

Esse sistema pode se conectar (sem fios) com o Apple CarPlay e o som, premium, é da marca Harman Cardon. Ele é composto por 16 alto-falantes. O capricho do acabamento salta aos olhos como, por exemplo, a luz ambiente presente em toda a cabine.

O 540i é equipado com o sistema BMW ConnectedDrive. Ele conta com serviços de Concierge, informações do trânsito, chamada de emergência e o CBS (Condition Based Service). Esse sistema de manutenção informa ao proprietário sobre a necessidade de verificação de diversos itens e sistemas com 2 mil quilômetros ou quatro semanas de antecedência. Um teto solar elétrico ajuda a complementar o belo visual do sedan.




Motor e câmbio – O motor, ou usina de força, do 540i é um 3.0, seis cilindros em linha, capaz de gerar ótimos 340 cv. São 450 Nm de torque. De acordo com a montadora alemã, ele é capaz de levar o sedan executivo aos 250 km/h, limitados eletronicamente.

De 0 a 100 km/h, o modelo leva 5,1 segundos. O câmbio automático de 8 marchas tem a opção de trocas manuais através de paddle shifts (“borboletas”) fixadas atrás do volante ou pela própria alavanca do câmbio. A tração é traseira.

O modelo apresenta três opções de condução: Confort, Eco Pro e Sport. Os botões para selecionar o modo escolhido estão fixados ao lado do câmbio, no console central. Também é nele que estão alojados os comandos do sistema multimídia e do freio de estacionamento eletrônico.

Com esse powetrain, o 540i está sempre “bem disposto”. As reações ao menor toque no pedal do acelerador são bem rápidas. Mas, por outro lado, não passam uma sensação de falta de controle. Pelo contrário, o sedan transmite a segurança de estar sempre nas mãos.
A engenharia da BMW encontrou um ótimo equilíbrio entre esportividade e conforto para o ajuste do conjunto da suspensão. Absorve bem as imperfeições do asfalto e não parece um “navio” quando percorremos curvas em velocidades mais elevadas.



Segurança – Dentre outros itens de segurança, o BMW 540i é equipado com seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo cortina) e controles de tração e estabilidade.

O sedan apresenta o sistema Driving Assistant Plus, que alerta o condutor sobre riscos de colisão e o auxilia nas mais diversas circunstâncias ao volante, como mudanças de faixa de rolamento, deslocamento em tráfego lento, sem necessariamente ele estar com as mãos ao volante em velocidades de até 210 km/h.

Outro equipamento é o Parking Assistant Plus, que ajuda a estacionar por meio de sensores e manobra o veículo sem intervenção do condutor enquanto ele assiste, em tempo real, a todos os movimentos no display central do sistema de multimídia, em um ângulo de 360º.
O Assistente de Direção permite que curvas sejam percorridas sem interferência do condutor. Já o Controle de Cruzeiro comanda acelerador e freio de acordo com a velocidade escolhida pelo motorista. A câmera de visão noturna detecta animais e pedestres que o olho humano não é capaz de perceber.

Também estão presentes os alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego e o assistente de permanência na faixa de rodagem. Na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do BMW 540i M Sport é R$ 414,52 mil.

FICHA TÉCNICA

Velocidade máxima — 250 km/h
0 a 100 km/h — 5,1 segundos
Potência — 340 cv
Consumo médio — 7,5 km/l (cidade) e 10,3 km/l (estrada)  
Distância entre eixos — 2,98 metros  / Comprimento — 4,94 metros
Largura — 1,87 metro  /  Altura — 1,47 metro
Capacidade do porta-malas — 390 litros / Capacidade do tanque — 68 litros
Pneus/Rodas (dianteiros) — 245/40 R19 / Liga leve 19 polegadas
Pneus/Rodas (traseiros) — 245/35 R19 / Liga leve 19 polegadas

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/07/2018
Câmbio automático para Polo e Virtus 1.6
Versão visa atender, principalmente, o público PCD e modelos ficam abaixo da faixa de R$70 mil
13/07/2018
Spin ganha novo design para a linha 2019
Segunda fileira de bancos passa a ser corrediça e versão aventureira tem opção de sete lugares
06/07/2018
BMW M5 chega ao mercado nacional
Vendido em duas versões (R$ 694,95 mil e R$ 739,95 mil), conta com motor V8 de 600 cv de potência
29/06/2018
Ford EcoSport Storm tem tração integral
Sistema 4WD atua sob demanda. Utilitário conta, também, com câmbio automático de seis marchas
22/06/2018
Lifan lança o novo X80 no mercado brasileiro
SUV tem motor 2.0 turbo de 184 cv
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.