Publicidade
20/01/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

27/12/2017

Cadeia de suprimentos e posicionamento estratégico

Rinaldo de Castro Oliveira*
Email
A-   A+
A cadeia de suprimentos é um tema da administração e da gestão de organizações que visa reconhecer os diversos agentes e elos de um mercado, setor ou indústria, avaliando como os mesmos estão integrados quanto aos processos de negócios, bem como identificando os fluxos de informações, recursos e materiais gerados ao longo desse sistema, tanto a jusante quanto a montante das organizações. É muito comum em nível das empresas a falta de entendimento quanto à complexidade do ambiente no qual as mesmas estão inseridas, e com isso, em geral, existe pouca clareza de como a organização deve se posicionar estrategicamente na cadeia de suprimentos de maneira a potencializar a sua atuação e geração de valor. Este ensaio tem como objetivo provocar essa reflexão no sentido de despertar a necessidade cada vez maior das empresas reconhecerem seu papel central dentro de um processo de negócio amplo, que extrapola os muros das organizações.

Recorrendo à literatura, na tentativa de proporcionar uma definição ampla e completa sobre o tema, Mentzere outros autores analisaram diversos estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos, definindo-a como uma coordenação sistemática e estratégica das funções gerenciais tradicionais e das táticas de uma empresa e, entre empresas, para melhoria do desempenho de longo prazo das empresas separadamente e da cadeia como um todo. Assim, é interessante observar que o gerenciamento da cadeia de suprimentos inclui não apenas os processos operacionais das empresas, como comumente é entendido no mercado, mas também envolve funções estratégicas e táticas que favorecem a geração de valor ao longo da cadeia de produção, a partir de uma orientação voltada para o cliente. Dessa forma, o sincronismo entre os processos de compras, produção, marketing, vendas e distribuição, dentro de uma visão integrada com fornecedores, parceiros comerciais e clientes, promove vantagens competitivas para as empresas e fortalece a cadeia de suprimentos.

Do ponto de vista mais filosófico, o gerenciamento da cadeia de suprimentos exige das organizações uma visão holística do negócio, reconhecendo que a empresa faz parte de um fluxo amplo de informações, recursos e materiais. Requer também um senso de cooperação e de esforços entre agentes da cadeia de produção que permita o compartilhamento de estratégias e de operações para melhor atender o cliente. Atingir esse nível de maturidade gerencial exige um bom grau de conhecimento sobre o funcionamento da cadeia de suprimentos no qual a empresa está inserida, e visão estratégica para identificar os caminhos certos para promover o crescimento no mercado.

Num mundo cada vez mais integrado, tecnológico, e com negócios em ritmo acelerado de transformação, as cadeias de suprimentos se tornam mais complexas e sofisticadas. Reconhecer esses movimentos que afetam o desempenho dos negócios e refletir sobre o melhor posicionamento estratégico que as empresas precisam ter para se adequarem a essas mudanças torna-se fundamental para as organizações. Nesse ambiente de negócios, as empresas bem-sucedidas serão aquelas com capacidade de entenderem o seu papel dentro da cadeia de suprimentos, com produtos e serviços aderentes às novas demandas de mercado.

*Sócio-diretor da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/01/2018
Matriz Ansoff: posicionamento estratégico guiado pelos vetores mercado e produto
Investigar o êxito de empreendimentos especiais e definir modelos que explicam seu sucesso são desafios enfrentados por empreendedores e cientistas organizacionais há anos....
09/01/2018
Desvendando o BSC - Parte 1: gerar valor ou estruturar competências?
O método BSC ou Balanced Scorecard é bastante difundido e utilizado pelas empresas para conduzir seu planejamento estratégico. Mas nossa experiência junto a diferentes...
29/12/2017
Criação de conselho alavanca o Pró-Município em Janaúba
Como resultado de oito meses de articulações e trabalho em torno da implantação do projeto Pró-Município, Janaúba celebrou a criação...
19/12/2017
O que é data driven e por que isso é importante?
Data Driven é uma metodologia de análise e tomada de decisões orientada por dados. Basicamente, são soluções baseadas em algoritmos que a partir de um...
12/12/2017
A razão do insight
Recentemente, relendo um interessante livro do psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002 por seu pioneirismo nos estudos sobre os processos de tomada de...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.