Publicidade
18/02/2018
Login
Entrar

DC Auto

15/12/2017

Camry chega ao mercado em 2018

Sedan da Toyota será vendido no Brasil em versão única com motor 3.5 V6
Da Redação
Email
A-   A+
A Toyota anunciou a chegada do novo Camry ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2018. Ele será vendido em versão única (XLE), com o preço sugerido de R$ 189,99 mil.

Apresentada ao mundo, pela primeira vez, durante o último Salão de Detroit, a oitava geração do sedan grande ganhou novo design, itens de série adicionais, motorização mais potente e uma nova transmissão.

A nova geração se destaca pelo design mais esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, diferentes opções de cores (externas e de acabamento interno) e rodas em liga leve 18 polegadas.

Na parte mecânica, o Camry teve a potência aprimorada e passa a oferecer 310 cv. Completa o powertrain uma transmissão automática de oito velocidades.
O sedan-grande é vendido em mais de 100 mercados e os pedidos do modelo já podem ser realizados nas 242 concessionárias da marca em todo o Brasil.

Com a nova plataforma que passa a utilizar, o novo Camry obteve aumento em sua rigidez torcional na ordem de 30% em relação ao modelo atual, segundo a Toyota.
Como consequência, obteve ganhos em estabilidade e controle direcional, além de redução dos ruídos e vibrações dentro da cabine.

O sedan ficou 35 mm mais comprido, 15 mm mais largo e com entre eixos 50 mm maior. O modelo ainda moveu seu centro de gravidade para uma posição mais baixa, ficando 25 mm mais próximo do solo.

Assim como a altura do capô, o painel também está em uma posição mais rebaixada, possibilitando uma ergonomia confortável com maior espaço para as pernas e melhor visibilidade. Em comparação com o modelo antigo, o console central é cerca de 30 mm mais largo e 40 mm mais alto.

Design externo – O Camry apresenta nova estrutura dos para-lamas, mais largos e com contornos mais destacados. Passando à área frontal, a grade, de formato fino, parte dos faróis e abre-se como uma fenda até o centro, ampliando sua abertura para enfatizar o emblema da Toyota.

O capô mais baixo, a borda do para-choque e as barras horizontais de dentro da grade inferior trazem uma aparência mais larga ao modelo, o que deixou o sedã com ar mais esportivo e imponente.

Na traseira, escapamento duplo com ponteiras cromadas e foi incluída uma nova borda na parte inferior do para-choque, com uma barra horizontal.

O conjunto óptico também recebeu melhorias com luzes diurnas de LED e faróis bi-LED com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.

Interior – O aumento da distância entre os eixos possibilitou ganho real em espaço interno, evidenciado por texturas e acabamentos sofisticados com detalhes prateados e cromados, revestimentos de madeira e superfícies com material suave ao toque.

O painel de instrumentos do Camry possui, agora, iluminação em LED. A área une o sistema de áudio e controles de temperatura em uma disposição integrada, visando uma aparência mais limpa e unificada.

Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto. O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos.




Potência passa para ótimos 310 cv

O modelo está mais potente e com melhores níveis de eficiência de combustível. A Toyota equipou a oitava geração com motorização 3.5 V6 de 24 válvulas e com o novo sistema de temporização de válvula variável para admissão, projetado para garantir uma alta produção de torque em todas as velocidades.

O sedan também recebeu o sistema de injeção direta, com ângulo dos injetores otimizado a fim de aumentar a pressão interna do combustível. Tal combinação confere uma nova potência de 310 cv e torque de 37,7 kgfm a 4.700 rpm.

O uso do ciclo Atkinson também possibilita melhora na economia de combustível sem sacrificar o desempenho ou a capacidade de inicialização do motor em diferentes temperaturas. Os números de consumo medidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) são os seguintes: 8,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

A transmissão automática de oito velocidades também é nova. Ela conta com conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio (quando comparado à transmissão automática de 6 velocidades) e uma sensação de direção mais direta.

Os sistemas de suspensão dianteiro do tipo MacPherson e traseiro do tipo Double Wishbone receberam adaptações que garantem estabilidade superior e maior confiança do motorista em curvas, além de oferecer qualidade de rodagem por meio de maior absorção de imperfeições e vibrações durante a condução.

Conforto e conveniência – A oitava geração do Camry recebeu um novo sistema multimídia com tela LCD de 8 polegadas, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth e seis alto-falantes. Entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7 polegadas.

O sedan conta com ar-condicionado de três zonas, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros.  O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.
O banco do motorista conta com ajuste elétrico para até oito posições de altura, lombar, distância e reclinação, enquanto o assento do passageiro dianteiro também pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições para distância e reclinação do encosto.

Segurança – O Camry recebeu freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.

A nova geração é equipada com controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC) e sete airbags: frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/02/2018
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Motor 1.0 de três cilindros é econômico e agrada, tanto na estrada quanto no trânsito urbano
09/02/2018
Novo sedan Cronos será lançado neste mês
Modelo da Fiat brigará nos segmentos de compactos e médios. Principal disputa será com o VW Virtus
09/02/2018
Espaço interno não decepciona
Durante a conversa com os executivos da montadora italiana, um dado questionado foi quanto a distância entre-eixos do modelo (2,52 metros), uma vez que ela não foi alterada em...
02/02/2018
Peugeot 3008 ganha nova versão, topo de linha, Griffe Pack
Tecnologias para segurança se destacam
02/02/2018
Ford Ka Freestyle chegará no segundo semestre
A Ford apresentou, nessa semana, uma nova opção para o hatch compacto Ka. Denominada Freestyle, a versão aventureira foi mostrada para a imprensa especializada no mesmo dia em que era lançada...
› últimas notícias
Sondagem revela retomada do otimismo
Valor liberado para médios e grandes produtores na safra 2017/18 é de R$ 85 bilhões
Justiça decide que elétricas não poderão ter cobrança retroativa de débitos de R$ 6 bilhões
Sebrae pretende atender 69,6 mil MPEs
Nível de atividade do varejo no Brasil aumenta 1,3% em janeiro, aponta a Cielo
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Começam as obras do Aeródromo Inhotim
Folia supera expectativas em Belo Horizonte
Mobiliata une empreendedorismo e impacto social
Carnaval aqueceu setor de brindes na Capital
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de fevereiro de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.