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Opinião

20/03/2018

CARTAS

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“Com relação à ocorrência de 9 de março no Km 562 da BR-040, em Nova Lima, a Via 040 esclarece que, em acidentes com carga perigosa, a legislação atual determina que a responsabilidade pela movimentação da carga, bem como ações de remediação de vazamentos, é da transportadora do produto, que deve possuir seguro, licença ambiental, recursos e tecnologias apropriadas para casos de contingência como este. Esses procedimentos prévios são obrigatórios e cruciais para que a pista seja liberada no menor tempo possível. Assim que foram concluídos pela transportadora, a Concessionária liberou a pista para o tráfego em 20 minutos, às 4h38 da manhã de 10 março.

A Concessionária compreende o incômodo causado por acidentes dessa magnitude e apoia iniciativas para aprimorar as legislações de transporte de cargas perigosas. Nesse sentido, é benéfica para a sociedade a promulgação da lei estadual 22.805, que obriga as transportadoras a agirem com mais rapidez, tanto na remediação como na movimentação da carga.

A Via 040 defende que o modelo de concessão é o melhor caminho para aprimorar a fluidez nas rodovias, com melhores níveis de segurança e mais conforto por usuários, e isso é comprovado por pesquisas setoriais.

Além disso, os investimentos contínuos em melhorias e manutenção, fruto da arrecadação do pedágio, contribuíram para a redução média de 36,9% do número de acidentes entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, comparando dados da Polícia Rodoviária Federal acumulados de 2012, 2013 e 2014 (três anos antes da concessão) com dados de 2015, 2016 e 2017 (três anos depois do início da concessão).”

*Resposta da Via 040 ao editorial “Muito além do aceitável”, publicado no DIÁRIO DO COMÉRCIO no último dia 16 de março.

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