Publicidade
26/04/2018
Login
Entrar

Opinião

20/03/2018

CARTAS

Email
A-   A+
“Com relação à ocorrência de 9 de março no Km 562 da BR-040, em Nova Lima, a Via 040 esclarece que, em acidentes com carga perigosa, a legislação atual determina que a responsabilidade pela movimentação da carga, bem como ações de remediação de vazamentos, é da transportadora do produto, que deve possuir seguro, licença ambiental, recursos e tecnologias apropriadas para casos de contingência como este. Esses procedimentos prévios são obrigatórios e cruciais para que a pista seja liberada no menor tempo possível. Assim que foram concluídos pela transportadora, a Concessionária liberou a pista para o tráfego em 20 minutos, às 4h38 da manhã de 10 março.

A Concessionária compreende o incômodo causado por acidentes dessa magnitude e apoia iniciativas para aprimorar as legislações de transporte de cargas perigosas. Nesse sentido, é benéfica para a sociedade a promulgação da lei estadual 22.805, que obriga as transportadoras a agirem com mais rapidez, tanto na remediação como na movimentação da carga.

A Via 040 defende que o modelo de concessão é o melhor caminho para aprimorar a fluidez nas rodovias, com melhores níveis de segurança e mais conforto por usuários, e isso é comprovado por pesquisas setoriais.

Além disso, os investimentos contínuos em melhorias e manutenção, fruto da arrecadação do pedágio, contribuíram para a redução média de 36,9% do número de acidentes entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, comparando dados da Polícia Rodoviária Federal acumulados de 2012, 2013 e 2014 (três anos antes da concessão) com dados de 2015, 2016 e 2017 (três anos depois do início da concessão).”

*Resposta da Via 040 ao editorial “Muito além do aceitável”, publicado no DIÁRIO DO COMÉRCIO no último dia 16 de março.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

26/04/2018
Editorial
Um horizonte ainda nebuloso
26/04/2018
Fraudes corporativas
Há 13 anos, a Justiça alemã constatou que a Siemens, gigante de tecnologia, era parte de uma rede internacional de distribuição de subornos que incluía...
26/04/2018
Um livro-reportagem sobre Ovnis
“As histórias que meu avô me contava eram incríveis e foi com ele que vi  o meu primeiro pontinho brilhante no céu, que ele dizia ser um disco voador.”...
26/04/2018
Equilíbrio fiscal com investimento público
Os objetivos da política fiscal devem ser a suavização das flutuações no nível de atividade e dos preços; o estímulo ao desenvolvimento...
25/04/2018
Editorial
Prevenir para não remediar
› últimas notícias
Incertezas do Brasil e juros dos EUA levam o dólar a subir
Porto de Santos atinge nível recorde no movimento de cargas em março
Confiança do consumidor sobe só 0,3%
Caixa retoma 1.089 imóveis em Minas
Santander reduz juros anuais para 8,99%
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


26 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.