Publicidade
20/11/2017
Login
Entrar

DC Mais

14/11/2017

Centenas de palhaços vão divertir Mariana

Da Redação
Email
A-   A+
Mais de uma centena de palhaços de diversas cores, estilos, tamanhos e nacionalidades são esperados em Mariana, na região Central do Estado, de quinta-feira a domingo, no Circovolante - 9° Encontro Internacional de Palhaços. Serão quatro dias de programação gratuita na Praça da Sé, Praça Gomes Freire, Rua Frei Durão, asilos e hospitais, além da descentralização, que leva espetáculos a bairros e distritos.

Serão espetáculos, rodas de conversa, shows de música, lançamento de livro e exibição de filmes. Mauro Consenza (Uruguai), Francois Buille (França), Umberto Rosichetti (Itália), Atalwalpa Coello (Peru), Circo Amarillo (Argentina/Brasil), Irmãs Cola (Brasil/SP), Artitude (Brasil/Brasília), Pé de Cana (Brasil/SP), Cia. Lunática (Brasil/MG), Palhaço Furreca (Brasil/MG), Cia. Circunstância (Brasil/MG), Palhaço Viralata (Brasil/MG), Uniclown (Brasil/MG), Cia. Sapato Velho (Brasil/RJ), Guga Morales (Brasil/RJ), Nopok (Argentina/Brasil) estão entre os palhaços confirmados.

O grande homenageado da edição é o palhaço Saracura. Descendente da terceira geração de uma família circense, Deusa Aparecida Reis fazia números de trapézio e equilíbrio com o pai, quando criança. Aos 80 anos sua mãe ainda arrisca alguns truques. “Quando surgiu vaga para palhaço eu me candidatei e nasceu o Saracura. O público gostou, eu também, e fiquei 20 anos sendo palhaço, tirando o sorriso das pessoas sem contar uma piada. Realizei-me nessa arte e hoje sou jardineiro. Saber da homenagem me emocionou, nunca esperaria ser escolhido entre tantos artistas. Fiquei muito feliz e já estou ensaiando para desenferrujar, não quero fazer feio!”, conta Saracura.

A abertura do Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços será na Feira Noturna de Mariana. No dia 16, o Circovolante leva dois espetáculos e um show para marcar o início do evento, na Praça dos Ferroviários. Entre os destaques vai estar o Samba no Pé de Moleque, sábado (18), quando todos os palhaços se reúnem - e o público também entra no clima com roupas coloridas e pinturas – e um grande cortejo (Foto) segue contagiando as ladeiras da cidade histórica. Uma novidade é a programação simultânea, com espetáculos acontecendo em locais diferentes, ao mesmo tempo, para que todos possam desfrutar melhor as atrações.

O número 9 simboliza a crise seguida da superação. E a 9ª edição do festival não negou essa previsão. “Em um ano como este, o esforço para a realização do encontro foi grande. Tivemos inclusive que adiar para novembro, na expectativa de conseguir mais apoio. A comunidade de Mariana ficou muito ansiosa, pois o evento normalmente ocorre em setembro. Todos os dias recebíamos ligações e mensagens e, agora, com as datas confirmadas, estão todos animados. Vai ser um Encontro lindo”, comenta Xisto Siman, palhaço e um dos idealizadores do evento.

O Encontro Internacional de Palhaços gera grande demanda de interessados em trabalhar no evento. Por isso, neste ano, o Circovolante abriu oficinas técnicas para profissionalizar candidatos e oferecer formação em sete áreas de atuação: produção de eventos, receptivo, divulgação, maquiagem artística, contrarregragem, assistência em sonoplastia e assistência em sonorização.

Encontro de Corais - Quem estiver na cidade para o Encontro de Palhaços terá oportunidade de apreciar também o Vozes que Cantam – XV Encontro de Corais de Ouro Preto e Mariana, de 17 a 19 de novembro. Promovido pelo Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês, o evento objetiva incentivar e tornar mais reconhecida a atividade coral na região, além de criar oportunidades de integração entre os grupos, com troca de experiências, arranjos e intercâmbio cultural entre as cidades sedes dos participantes. As inscrições foram abertas a corais de todo o Brasil e os selecionados se apresentarão ao público nas duas cidades.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/11/2017
Festival realça as delícias culinárias de Diamantina
A oitava edição do Diamantina Gourmet, que será encerrada domingo (19), busca a consolidação do evento na terra de Chica da Silva e Juscelino Kubitschek,...
18/11/2017
Curtas DC Mais
Uma BH melhor O trabalho “Código de Posturas: Contribuições da ACMinas para uma BH melhor”, formulado pelo Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos,...
18/11/2017
Agenda Cultural 18/11
Comédia Teatro - Em sua segunda montagem, a peça “Amor de Salto Alto”, da Tannure Produções Artísticas, tem direção de Daniel...
17/11/2017
Grupo Corpo a preços populares
Para fechar sua agenda de atividades de 2017, o Grupo Corpo faz uma temporada a preços populares em Belo Horizonte. O programa duplo, composto pelas duas peças que comemoraram os 40...
17/11/2017
Há 100 anos nascia o imortal Josué Montello
Na cabeceira da cama de meu pai havia sempre mais de um livro. Não era raro que, ao lado de um volume sobre novas descobertas científicas ou sobre os mistérios da mente humana...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.