Publicidade
22/10/2017
Login
Entrar

DC Turismo

22/07/2017

Centro Cape reconstruiu portal "Pousa e Prosa"

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Mapear o território mineiro em sua diversidade de ofertas turísticas é a hercúlea missão que o Centro Cape está perto de realizar. A partir de um banco de dados datado de 2014, a instituição reconstruiu o portal “Pousa e Prosa”, que traz dados da estrutura turística de todos os 853 municípios de Minas Gerais.

No site é possível saber como chegar às cidades, principais festas e eventos, atrativos turísticos (patrimônio cultural e patrimônio natural), serviços oferecidos (banco, posto de gasolina, saúde, segurança, Correios etc), restaurantes, hotéis, curiosidades, melhores receitas e os artesãos dos municípios.

De acordo com a presidente do Centro Cape, Tânia Machado, além do enorme volume de trabalho, a principal dificuldade encontrada foi um efeito direto da crise econômica. “Tínhamos um banco de dados de 2014 e quando começamos a checar os dados comerciais, como os restaurantes, por exemplo, percebemos o número imenso de estabelecimentos que haviam fechado. Então resolvemos refazer o mapeamento pelos que estavam abertos. Ficou mais fácil que verificar um por um”, relembra Tânia Machado.

O site já está no ar, mas ainda deve receber novas informações. Quem ainda não tem seu nome divulgado pode entrar em contato pelo e-mail ou através da barra “quero participar”. Tanto estabelecimentos e atrativos, como usuários têm acesso gratuito ao portal. A expectativa é de que todos que frequentem o ambiente on-line possam ajudar a mantê-lo atualizado.

Os usuários podem participar enviando dicas de tudo que acharem interessante, como lugares, comidas ou festas, por exemplo, no link “Colabore”. “Minas Gerais é muito grande, então é preciso que as pessoas colaborem para que ele seja constantemente atualizado. Todos os dias atrativos são fechados para reforma, hotéis mudam de nome, artesãos mudam de cidade, então por isso precisamos de colaboração”, aponta a presidente do Centro Cape.

O site já tem 300 mil views por mês, em média. A meta é alcançar um milhão de visualizações mensais. Um dado interessante é a grande frequência de estudantes que buscam o portal para realizar pesquisas acadêmicas. Por enquanto, a estrutura é bancada pelo Centro Cape, que desdobra a equipe para abastecer o portal. O objetivo é conquistar, a partir de agora, patrocinadores e anunciantes.

“Esse é um espaço de divulgação especialmente para os pequenos produtores. Damos espaço para todos, mas o portal é, muitas vezes, um espaço único para os menores e não há como cobrar deles. Agora vamos atrás das entidades e empresas que possam anunciar e tornar o Pouso e Prosa sustentável”, afirma a executiva.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/10/2017
Intenção de viagem de avião atinge maior índice em três anos
64,5% dos entrevistados deverão optar pelo transporte aéreo. Essa é a maior média desde junho de 2014, quando marca foi de 66,9%
14/10/2017
Despachatur se reinventa na crise
Através de assessoria gratuita, houve aumento de 20% no volume de demandas
14/10/2017
Capital terá avaliação ambiental estratégica
A atividade turística de Belo Horizonte será estudada sob a ótica do meio ambiente. Os diagnósticos darão origem a projetos estruturantes dirigidos à...
14/10/2017
Horário de verão será adotado por 11 estados
Brasília - Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passarão por uma mudança de horário a partir da madrugada do dia 15 de outubro (domingo). O...
14/10/2017
Gol inicia venda de três destinos operados pela Passaredo
Trechos estarão disponíveis dia 15
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.