Publicidade
27/05/2018
Login
Entrar

DC Auto

22/12/2017

Chevrolet Onix é o mais vendido em 2017

Hatch compacto deve encerrar o ano com quase 190 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro
José Oswaldo Costa
Email
A-   A+
Chevrolet Onix, 1º colocado no ranking nacional de vendas/José Oswaldo Costa
Fim do ano. Chega o momento de verificarmos os números do mercado automotivo nacional. Alguns deles mostram as mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos anos e, claro, algumas confirmações.

Uma delas é a liderança incontestável do Chevrolet Onix, mesmo diante do seu péssimo desempenho nos testes de segurança realizados pelo Latin NCAP.

O que demonstra que, além da óbvia adequação que deve ser feita pelas montadoras para atingir níveis mais seguros para os modelos nacionais, o brasileiro, em geral, não é nada exigente no quesito mais primordial quando o assunto é automóvel.

Outro fato, que chama a atenção, é a ausência da Fiat, durante anos presente na disputa pelo primeiro lugar do ranking, entre os sete primeiros colocados em vendas. Sinal, claríssimo, que a montadora italiana terá que se reinventar no mercado interno.

Por outro lado, no que diz respeito ao grupo no qual a Fiat está inserida (FCA – Fiat Chrysler Automobiles), é muito interessante destacar o desempenho do Jeep Compass em 2017.

Além de figurar entre os dez modelos mais emplacados no ano, atingiu a liderança do segmento de utilitários esportivos (SUV), em geral, e desbancou o “todo poderoso” Honda HR-V.

Notícia não tão ruim para o modelo japonês, que permanece líder entre os utilitários compactos, já que o Compass pertence ao segmento de utilitários médios.

Mais vendidos – Vamos aos números, divulgados até a última quarta-feira, dos 10 primeiros colocados no ranking de vendas do mercado nacional em 2017.
Apesar de ainda faltar cerca de uma semana para o fechamento do ano, fica claro que tais números não deverão sofrer alterações significativas.

Como dissemos anteriormente, o Chevrolet Onix encerra o ano como líder do mercado brasileiro. Até o último dia 20, o modelo emplacou 10.996 unidades em dezembro. No acumulado do ano, são 182.143 unidades. Levando-se em conta o período de janeiro a novembro, sua média mensal de vendas é de cerca de 15.559 unidades.

Na segunda posição aparece o Hyundai HB20. Foram 5.861 unidades vendidas em dezembro e 102.630 unidades no acumulado do ano. Média mensal de 8.797 comercializações entre janeiro e novembro desse ano.

Em terceiro ficou o Ford Ka. Sucesso de vendas da montadora, o compacto teve 4.486 unidades comercializadas em dezembro. No acumulado do ano, boas 91.498 unidades, tendo alcançado 7.910 unidades/mês. Porém, trata-se de outro modelo nacional com fraquíssimo desempenho nos testes de segurança do Latin NCAP.

Até então, um líder sempre figurando nas primeiras posições, o VW Gol encerra 2017 ocupando a quarta posição. O hatch emplacou 3.768 unidades em dezembro e acumulou 71.633 unidades ao longo do ano. Sua média de vendas foi de 6.170 unidades por mês.
A General Motors colocou outro modelo entre os cinco primeiros. Aproveitando o sucesso do “irmão menor”, o Chevrolet Prisma ficou com a quinta colocação. Com média de vendas de cerca de 5.750 unidades/mês, emplacou 3.550 unidades em dezembro (números apurados até o dia 20). No acumulado do ano, o primeiro sedan da lista teve 66.801 unidades vendidas.

Mesmo apresentando queda nas vendas, com a chegada do Fiat Argo e do VW Polo, além de uma – natural – canibalização sofrida com o lançamento do Kwid, o Renault Sandero encerra o ano com a sexta posição em vendas.

O modelo francês vendeu, em dezembro, 2.264 unidades. No acumulado do ano, foram 65.695 unidades, o que o levou a obter uma média de algo em torno de 5.766 unidades/mês.

O segundo sedan dessa lista aparece na sétima colocação. No seu segmento (sedans médios), é líder absoluto. Estamos falando do Toyota Corolla e suas 63.754 unidades vendidas em 2017. Em dezembro, foram 4.134 unidades e, a média mensal, de cerca de 5.420 unidades.

Finalmente, na oitava colocação, o primeiro modelo da italiana Fiat. Coube ao Mobi manter a montadora com um veículo entre os dez mais vendidos do Brasil. Ele emplacou 2.774 unidades em dezembro e obteve uma média mensal, entre janeiro e novembro, de 4.497 unidades. No acumulado do ano, 52.246 unidades.

O primeiro utilitário esportivo a entrar nesse ranking, como dissemos, é o Jeep Compass. O SUV obteve 47.222 unidades vendidas ao longo desse ano. Em dezembro, foram 3.156 unidades e, a média, foi de cerca de 4.006 unidades/mês.

O segundo utilitário vem logo atrás, fechando a lista. O Honda HR-V encerra 2017 com uma média mensal de emplacamentos girando na casa das 3.955 unidades e a 10ª colocação garantida. O modelo vendeu, até a última quarta-feira, 2.698 em dezembro e, no acumulado do ano, 46.206 unidades.

Comerciais leves – Nem todos os números são ruins para a Fiat, como provam os do segmento de comerciais leves.

Mostrando-se inabalável no topo segue a Fiat Strada. A picape compacta lidera com 52.296 unidades vendidas no ano. Em dezembro, foram 4.329 unidades e, entre janeiro e novembro, média de 4.361 unidades por mês.

Mais uma picape da montadora italiana aparece na liderança. A Fiat Toro encerra o ano na segunda colocação com suas 48.888 unidades emplacadas. Por mês, a picape média-pequena vendeu cerca de 4.227 unidades e, até o dia 20 de dezembro, foram 2.391 emplacamentos.

A VW Saveiro, maior concorrente da Fiat Strada, obteve a terceira colocação. Ela tem, no acumulado do ano, 41.034 unidades vendidas.  Foram 3.560 unidades/mês de média e 1.871 unidades emplacadas em dezembro.

A primeira picape média-grande da lista é a Toyota Hilux. Ocupando a 4ª colocação, vendeu 32.750 unidades no acumulado e, em dezembro, 2.401 unidades. Entre janeiro e novembro, alcançou a média de 2.759 unidades por mês.

Na cola da Hilux, fechando a lista dos cinco comerciais leves mais vendidos em 2017, temos a Chevrolet S10. Em dezembro, a picape comercializou 1.807 unidades, obtendo, no acumulado do ano, 29.249 unidades. A média mensal ficou em cerca de 2.495 unidades.

Os números dessa matéria foram apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

25/05/2018
Novo Mini Cooper hatch chega em junho
Modelo foi apresentado em janeiro deste ano no Salão de Detroit (EUA) e ganhou visual renovado
25/05/2018
Itens e preços de cada versão do compacto
Mini Cooper Exclusive - 3 portas – (R$ 119,99 mil): A versão oferece, entre os itens de série, assentos dianteiros esportivos com ajuste de altura; alarme; ar-condicionado;...
18/05/2018
City 2018 recebeu pequenas mudanças
Sedan compacto da Honda teve algumas alterações no design e conta com novo sistema multimídia
18/05/2018
Controle de estabilidade ausente
Falando em interior, o da versão ELX, avaliada, é confortável. Os bancos são forrados com material sintético que imita o couro. O do motorista apresenta ajuste da...
11/05/2018
New Holland lança novo trator conceito
Montadora apresentou protótipo equipado com motor FPT de rendimento equivalente ao diesel
› últimas notícias
Nível de atividade recua em Minas, mas há otimismo
Roscoe defende redução de tributos, juros e burocracia
FMI prevê expansão do PIB em 2%
Especialistas não veem desaceleração econômica
Níveis de atividade e emprego do setor caem
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


26 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.