20/06/2018
Login
Entrar

DC RH

01/09/2017

Coaching é estratégico na recolocação

Adentrar em uma nova área significa começar a construir uma nova carreira praticamente do zero
Email
A-   A+
Salvador - Escolher a área de formação e especialização, lidar com o mercado de trabalho, construir um bom currículo. Essas e muitas outras necessidades do profissional moderno podem parecer um pouco complicadas de executar sem orientação. Por isso, a busca por um profissional que tenha domínio sobre esses segmentos tem se tornado cada vez mais comum. O coaching para executivos é uma das modalidades mais eficientes do setor, conforme revela pesquisa realizada pela Pontus Consultoria em RH, empresa que atua no ramo da assessoria em recursos humanos desde 2004.

A pesquisa realizada demonstra que, dos profissionais entrevistados, 53,6% estão sem alocação atual no mercado de trabalho. O que se observa de curioso é que 77,6% dos participantes afirmaram que nunca fizeram uma sessão de coaching ao longo de toda a carreira, o que pode ser um entrave na construção da lucidez e da consciência profissional. Afinal, nem sempre a colocação profissional decorre de um conjunto de circunstâncias favoráveis, mas pode ser fruto de um planejamento consciente e realista de quem tem objetivos, metas e um foco bastante claro e direcionado para a área escolhida.

O planejamento da carreira, por sua vez, aparece com mais destaque do que o acompanhamento de um profissional orientador: 59,7% dos entrevistados afirmaram ter planejado a sua carreira. Isso significa que a quantidade de pessoas que faz o planejamento consciente não condiz com o número de indivíduos que procura o coach - ou seja, boa parte das pessoas faz o planejamento de forma individual e sem a influência de um profissional qualificado na área.

“Os profissionais que oferecem serviços de coaching tem formação especializada e conhecimento profundo sobre o mercado de trabalho. Por isso, todas as ações são pensadas de forma sistemática”, afirma o headhunter e coach de Carreira da Pontus Consultoria, Bruno Cunha.

O levantamento realizado pela Pontus revela ainda que outras atividades tipicamente relacionadas à construção de uma carreira sólida nem sempre entram na lista de ações praticadas pelos profissionais modernos. Por exemplo, 56,4% dos entrevistados afirmaram que nunca fizeram um mapeamento do perfil de suas competências, o que pode ser considerado um dos grandes fragilizadores do desenvolvimento de uma carreira, já que resulta na falta de visão sobre os seus reais talentos e oportunidades de melhoria profissional.

Além disso, 45,3% dos profissionais não conhecem as técnicas de entrevista de emprego, o que é alarmante quando se pensa que essa é uma etapa fundamental do processo seletivo padrão que é oferecido para grande parte das vagas de trabalho.

Recolocação profissional - Não é só para conseguir um emprego que os profissionais podem procurar os serviços de um coach. A realocação profissional também é uma das áreas mais visadas pelos profissionais, sobretudo no cenário econômico atual, quando inovação é um dos elementos mais importantes para quem quer se manter em uma situação estável e favorável. Apesar disso, somente 29,9% dos profissionais entrevistados informaram que já procuraram os serviços e recolocação no mercado.

A orientação do coach nesse momento de mudança profissional é fundamental porque envolve não só a mudança de emprego em si, mas também todas as etapas que são necessárias para que isso aconteça efetivamente. Mudar de carreira nem sempre é tarefa fácil. Ter a formação necessária, assim como ter os contatos de profissionais e empresas da área, é fundamental.

No mundo executivo, o networking é essencial para conseguir adentrar em um novo segmento e, diminui o risco de fazer isso de forma equivocada ou superficial. Afinal, adentrar em uma nova área significa começar a construir uma nova carreira praticamente do zero e, por isso, todo cuidado é pouco na hora de traçar os rumos adequados para conseguir os resultados desejados.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/03/2018
Comece antes que seja tarde
Sem fluxo de caixa e investimento, empresas não conseguem se recuperar
20/03/2018
IDEIAS | 'Femômeno-Ilha" pode afetar crescimento prodissional
Você conhece ou já trabalhou em uma empresa com muitos anos de vida e que mantém seu modelo de gestão engessado? E com um colega que atua há muito tempo em um...
14/03/2018
Carreira vs. filhos preocupa 42% das mulheres
Colaboradoras se sentem preteridas para oportunidades no retorno ao trabalho depois da maternidade
14/03/2018
Profissionais mais maduros ganham espaço
Conhecimento, experiência, sabedoria, autoridade moral e capacidade de liderança são algumas das principais qualidades que podem ser encontradas em profissionais mais maduros ou...
14/03/2018
Ampliação de equipe é algo bom
Ampliar sua equipe é um ótimo sinal. Um excelente indicativo de que a empresa segue no caminho certo e, por conta do aumento de demandas e confiança dos clientes, precisa de...
› últimas notícias
Novo cenário econômico impacta a construção civil
MRS firma parcerias para avançar
Camex susta antidumping a produtos de China e México
Compras das siderúrgicas retraem 3%
Anfavea e Finep estudam construção de centro de testes automobilísticos
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.