16/08/2018
Login
Entrar

Agronegócio

20/07/2018

Colheita de café avança para 61% do total e se aproxima da média dos últimos 5 anos

Reuters
Email
A-   A+
São Paulo - A colheita de café da safra 2018/19 no Brasil avançou para 61% do total e se aproximou do ritmo registrado na média dos últimos cinco anos para esta época, com o tempo seco contribuindo para o bom andamento dos trabalhos no maior produtor e exportador global da commodity, informou ontem a Safras & Mercado.

Em uma semana, o avanço na colheita foi de 8 pontos percentuais, e as atividades agora estão apenas ligeiramente atrás dos 65% de igual momento de 2017. A média para o período é de 64%.

Segundo a consultoria, já foram colhidos quase 37 milhões de sacas de café, tomando-se por base a estimativa da Safras & Mercado de uma produção recorde, de 60,5 milhões de sacas, neste ano de bienalidade positiva para a variedade arábica.

“Destaque para o bom avanço no conilon. A colheita de arábica anda alinhada com a média para o período”, comentou em nota o consultor Gil Barabach.

Até o momento, a colheita de arábica, principal variedade cultivada no País, alcança 52% da safra, contra 57% em igual época do ano passado e 53% para média do período.

Já os trabalhos com conilon, “apesar da boa acelerada”, continuam atrasados em relação ao normal para período, disse Barabach. A colheita do também chamado robusta gira em torno de 86% da safra projetada, frente a 93% em igual época do ano passado e 96% de média.
Na terça-feira, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, já havia destacado que a estiagem tem favorecido a colheita de café, cuja qualidade tem sido positiva.

Segundo o Thomson Reuters Agriculture Weather Dashboard, as chuvas estão abaixo da média em praticamente todas as áreas produtoras de café do País há 90 dias. A tendência para as próximas duas semanas também é de tempo quente e seco.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

15/08/2018
Sistema gera negócios e empregos no Estado
Em 2017, número de cooperativas chegou a 198, alta de 12,8%, com 16 mil postos de trabalho, aumento de 4,1%
15/08/2018
Produção deve ser recorde, com 119,6 mi de toneladas
São Paulo - O Brasil deverá semear um recorde de 36,2 milhões de hectares com soja na safra 2018/19, cujo plantio tem início em setembro, com a produção...
15/08/2018
Cultivo do grão ocupa área da cana-de-açúcar
Itaí (SP) - As mudanças dos fluxos comerciais estão redefinindo a paisagem agrícola brasileira, estimulando mais produtores a alinharem as suas lavouras aos apetites...
14/08/2018
Bauminas investe em micronutrientes
Grupo adquire 75% da Pigminas, incluindo três fábricas em Minas Gerais
14/08/2018
Exportações batem recorde entre janeiro e julho
As exportações brasileiras do agronegócio subiram de US$ 56,39 bilhões para US$ 59,2 bilhões entre janeiro e julho deste ano (+5%), valor recorde de toda a...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


15 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.