Publicidade
20/09/2017
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

21/03/2017

Como transformar uma média empresa em um grande negócio - Parte 3

Flávio de Aguiar Araújo*
Email
A-   A+
Nos dois primeiros artigos desta série, publicados em 05/12/2016 e 23/01/2017, discutimos que conhecer o mercado é o primeiro passo para transformar a média empresa em um grande negócio pois é o que permitirá medir o potencial e identificar as oportunidades de crescimento.

Neste artigo vamos expandir esta discussão para as situações onde as empresas já não visualizam mais potencial de crescimento com seus produtos nos mercados em que atuam.

Nestas circunstâncias, avaliar o potencial e as oportunidades de crescimento através de pesquisas e análises de mercado continua sendo o primeiro passo. Estas pesquisas ajudam a definir a estratégia de produto e mercado que deve responder se o melhor é desenvolver novos produtos para o mercado atual, desenvolver novos mercados para os produtos atuais ou uma combinação de ambos.

Ao definir a estratégia de produto e mercado, também será importante avaliar qual estratégia de investimento será utilizada. Crescimento através de fusões e aquisições ou crescimento fundamentado só na capacidade da própria empresa de expandir? Esta não é uma análise simples, especialmente para médias empresas que nunca vivenciaram um processo de fusão ou aquisição, mais comum entre grandes corporações.

Uma vez definidos estratégia de produto e mercado e estratégia de investimento, será a hora de determinar a estratégia de financiamento que muitos chamam de funding. O funding deve dizer como serão financiados os investimentos. Através de recursos próprios, mecanismos de dívida, private placement, através de trocas de ações? Diferente das grandes corporações também é provável que parte significativa das médias empresas não esteja acostumada a mecanismos de financiamentos um pouco mais sofisticados como emissão de debentures ou mesmo private placement (venda de participação a um número relativamente pequeno de investidores selecionados como uma forma de levantar capital).

Não é incomum identificar empresas que fizeram movimentos de desenvolvimento de novos produtos e mercados corretamente, mas erraram na estratégia de funding.

Também encontramos empresas que visualizam oportunidades de fusão e aquisição mas sem uma estrutura adequada de financiamento, ou mesmo empresas que decidiram fazer investimento em novas plantas industriais e em desenvolvimento de novos mercados onde uma estratégia de aquisição ou fusão poderia resultar em melhor desempenho.

Por fim destaco que com amplo conhecimento do mercado e uma combinação adequada de estratégias de produto e mercado, de investimento e de financiamento, será possível enxergar o caminho de crescimento de maneira adequada e sustentável. Quando estas estratégias estão alinhadas os riscos são reduzidos e aumenta a probabilidade de sucesso.

*Sócio-diretor da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/09/2017
A arte de sonhar um empreendimento e o sonho de empreender com arte
A seção Cegueira das Organizações vem tratando de múltiplos temas que entendemos ser essenciais para o sucesso empresarial. Dentre os artigos expostos, criamos...
12/09/2017
Vendas digitais: desafios e oportunidades para o crescimento das empresas
No ensaio publicado na edição de 8 de agosto deste ano, abordamos o tema associado ao desafio das empresas quanto ao processo de venda de seus produtos e serviços, sendo essa a...
06/09/2017
Desenvolvendo oportunidades em negócios de impacto
De maneira geral, muito se discute sobre iniciativas e esforços que auxiliem as organizações e negócios a se transformarem permitindo uma maior competitividade e...
29/08/2017
Alinhamento e entendimento comum não passam de pai para filho: um problema de sucessão
Continuidade e sucessão são palavras que carregam um paradoxo interessante: isso porque a palavra sucessão pressupõe exatamente uma interrupção ou...
22/08/2017
E aí? O que fazer para crescer?
Desde que fundamos a DMEP, há quase 17 anos, temos vivido as dores e as delícias de ajudar a criar e transformar negócios. Estamos conectados aos diferentes dilemas dos...
› últimas notícias
Usiminas reajustará preços em 10,2%
Setor deve mudar o foco dos investimentos
Iace tem alta de 0,7% em agosto, aponta a FGV
MP para repactuação de concessões é publicada
BR Food cogita reduzir produção em fábricas de Uberlândia
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Minas se distancia da recessão
Fapemig aguarda até 16 de outubro os projetos de pesquisa para o Queijo Minas Artesanal
Reino Unido estreita, ainda mais, parceria com Fiemg Lab
Compre Certo planeja ampliar atuação no interior do País
Arranjos Produtivos Locais em Minas vão receber investimentos personalizados
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de September de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.